[REVISTA DA FIEC] SESI: integração e controle

                                                                                                                                                                                                   

O Serviço Social da Indústria – SESI Ceará passou por uma verdadeira transformação nos últimos anos. Com sete unidades espalhadas no Ceará - em Fortaleza, Maracanaú, São Gonçalo do Amarante, Sobral e Juazeiro do Norte - a instituição precisou se reinventar para virar uma só. Isso porque até quatro anos atrás, quando teve início a nova gestão no SESI, cada unidade operacionalizava seus serviços de maneira distinta. “Era muito confuso para os clientes, porque às vezes era o mesmo serviço, mas com preços e entregas diferentes. As unidades também acabavam competindo entre si, pois as empresas eram procuradas por mais de uma pessoa”, relembra a superintendente regional do SESI Ceará, Veridiana Grotti.

Para encontrar uma sinergia que norteasse o SESI por inteiro, a nova gestão investiu em um ponto fundamental: o controle. Aos poucos, processos e procedimentos foram redesenhados e passaram a ser controlados de forma semelhante, não apenas em termos de custeio, mas também de qualidade dos serviços.

                                                                                                                                                                                                       

Para tanto, as unidades do SESI passaram a ter outra relação com as gerências corporativas do Sistema FIEC. “Hoje, o SESI não tem área financeira ou contábil. Tudo isso virou área corporativa do Sistema FIEC, o que garante uma uniformidade. A partir da expertise da área financeira, analisamos todo o portfólio de serviços e fizemos diversas adequações”, conta Veridiana Grotti.

A análise cuidadosa do portfólio levou a um novo empacotamento dos serviços ofertados. “Nós tínhamos muitos produtos, então começamos a analisar e a reempacotar. Muitos foram descontinuados, outros foram ampliados. O importante é que, hoje, a empresa consegue visualizar que ela compra um encadeamento de serviços, e é isso o que faz a diferença”, explica a superintendente.

                                                                                                                                                                                                        

ESCOLA SESI SENAI

Em 2016, o SESI intensificou os investimentos em Educação Básica. Em janeiro daquele ano, foi inaugurada a Escola SESI SENAI, no SESI Parangaba. Além da oferta do Ensino Médio articulado com o Ensino Profissional, a escola tem como diferencial o uso da tecnologia como aliada no processo de aprendizagem. O SESI investiu em programas modernos como o Google for Education, Robótica e SESI Matemática, que garantem o envolvimento dos alunos e o sucesso das novas metodologias.

Depois da grande procura, foi iniciada a oferta do Ensino Fundamental (anos finais). Com isso, a escola, que iniciou com apenas 240 alunos, possui hoje 845 estudantes. “O sucesso da Escola SESI SENAI tem sido enorme. O objetivo é investir cada vez mais”, comemora Veridiana Grotti.

Entre os projetos desenvolvidos dentro da Escola SESI SENAI, está o projeto piloto do Novo Ensino Médio. Fundamentado na Lei nº 13.415, o projeto objetiva a formação integral dos jovens, considerando uma nova concepção de educação, que implica na mudança do papel da escola, superando sua tradicional função de transmissora de conhecimentos. A nova metodologia começou a ser testada em regime de experiência pedagógica no estado de Goiás, mas depois se estendeu a outros quatro estados – Espírito Santo, Bahia, Alagoas e Ceará.

A intenção é construir conhecimentos e representações que deem sentido às experiências e validem as ações cotidianas dos adolescentes. Nessa proposta, o estudante é sujeito ativo, coautor do processo de produção e apropriação do conhecimento. Neste momento, duas turmas fazem parte do projeto, que oferta itinerários de formação técnica e profissional direcionados aos segmentos de Eletrotécnica e Tecnologia da Informação.

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Em 2017, o SESI Ceará foi um dos Departamentos Regionais pioneiros na implantação de uma nova metodologia para Educação de Jovens e Adultos (EJA): o Reconhecimento de Saberes. O método, criado pelo Departamento Nacional, identifica as competências desenvolvidas pelos alunos ao longo de sua vida, mesmo que tenham sido adquiridas em suas vivências pessoais, e não dentro da escola. Assim, o tempo de permanência em sala de aula pode diminuir substancialmente, fazendo com que os alunos conquistem o tão sonhado diploma em apenas quatro meses.

Por meio da aplicação de exercícios bem diferentes de uma prova regular, o SESI identifica os conhecimentos que o estudante já possui, poupando tempo. Se identificadas todas as competências exigidas, o aluno recebe o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio ao final do processo. Há ainda a possibilidade de o estudante cursar apenas as disciplinas daquela área do conhecimento na qual tem mais dificuldade, diminuindo sua estadia na escola.

Ainda em 2017, a Educação de Jovens e Adultos do SESI Ceará passou a se chamar Meu Diploma SESI e passou por mais uma mudança significativa. Antes ofertada apenas na modalidade in company, ou seja, dentro das empresas, as turmas do Meu Diploma SESI foram concentradas na unidade do SESI Parangaba. “Muitas vezes as turmas nas empresas tinham menos de cinco alunos, o que desestimulava. Agora, em turmas maiores, eles têm mais incentivo para ir para as aulas, e o SESI, em contrapartida, consegue oferecer uma estrutura melhor para esse aprendizado”, explica Veridiana Grotti.

INOVAÇÃO
Nacionalmente, o SESI assumiu o desafio de atender de forma proativa às necessidades das indústrias brasileiras, a partir de um levantamento feito em todo o Brasil sobre as principais demandas do setor. Nesse sentido, a inovação aparece como uma estratégia central para promover soluções eficazes, por meio da criação dos Centros de Inovação SESI.

No total, foram criados oito Centros de Inovação em diferentes Departamentos Regionais do SESI, com o objetivo de pensar soluções para as questões identificadas como prioritárias, a exemplo das altas taxas de absenteísmo, dos transtornos psicológicos e das lesões musculares que geram absenteísmo.

Ao SESI Ceará coube dar tratativa ao tema Métricas para a Saúde, a partir da análise da relação existente entre saúde e bem-estar versus produtividade. Surgiu, assim, o Centro de Inovação SESI (CIS) – Economia para Saúde e Segurança. Com uma equipe de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação, o CIS desenvolveu uma calculadora capaz de medir o retorno dos investimentos das empresas em saúde e segurança. Hoje, o portfólio conta com dois produtos: a Consultoria para redução dos custos com saúde e segurança e o Workshop sobre gestão de custos da saúde e segurança. Grandes empresas como Johnson&Johson, Transnordestina e Cerbras estão entre os clientes já atendidos.

SAÚDE E SEGURANÇA PARA A INDÚSTRIA
Ser um provedor de inteligência não é uma pretensão do SESI apenas dentro do Centro de Inovação. Todos os serviços estão caminhando para isso, especialmente quando o assunto é Saúde e Segurança para a Indústria. “A proposta é que deixemos de ser um provedor de commodities e sejamos um provedor de inteligência. Não queremos fazer apenas programas, queremos analisar os dados e orientar as empresas a serem mais assertivas”, explica a superintendente do SESI Ceará.

Atento à realidade e às demandas da indústria nacional, o SESI criou uma inovadora plataforma de gestão de saúde e segurança de trabalho e promoção da saúde, o SESI Viva+. A solução tecnológica proporciona ganhos para a indústria e para os trabalhadores ao concentrar a gestão de dados em um ambiente único.

REFORMAS
No Ceará, a estrutura física das unidades passou por grandes reformas na atual gestão do SESI. As academias de Sobral, Barra do Ceará e Parangaba foram reformadas, e a de Maracanaú começou a ser construída. As piscinas de Juazeiro do Norte e Maracanaú também foram reformadas, e uma nova clínica médica, na Parangaba, foi construída. Nas clínicas médicas, além da estrutura física, o uso de telemedicina nos laudos médicos deu celeridade aos atendimentos. Em algumas especialidades, o resultado sai em apenas uma hora. “O que eu aprendi cedo aqui no SESI é que saúde não é custo, é investimento. A nossa missão é fazer valer a máxima que diz: prevenir é melhor do que remediar”, conclui Veridiana Grotti. 

--
Essa matéria faz parte da nova edição da Revista da FIEC. Clique AQUI e confira a publicação na íntegra.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA