UFC e Embrapa apresentam pesquisas em Rodada de Inovação promovida pela FIEC

O Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) promoveu ontem (28/3), na Casa da Indústria, Rodada de Inovação para empresas do setor de alimentos e bebidas. O evento faz parte do projeto priorizado pelo Masterplan da Indústria Agroalimentar e de Biotecnologia e tem como parceiros o Sindialimentos, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Oito pesquisadores dos cursos de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química da UFC e da Embrapa apresentaram pesquisas e inovações desenvolvidas. Os empresários presentes puderam tirar dúvidas e ter reuniões individuais com os pesquisadores.

De acordo com o presidente do Sindialimentos e líder setorial do Masterpan de Alimentos e Bebidas, André Siqueira, as tecnologias foram selecionadas de acordo com as tendências globais para esses segmentos. "Aos empresários, recomendo que fiquem atentos às oportunidades. As empresas desconhecem essas pesquisas e como acessá-las. O conhecimento somente tem valor quando se transforma em produto ou serviço para o país", analisa. Ele lembrou o exitoso caso do Natchup, o primeiro licenciamento de produto inteiramente desenvolvido na UFC.

Da Embrapa, apresentaram inovações os pesquisadores Socorro Bastos (Revestimentos para Alimentos); Roselayne Fernanres (Biosensor para detecção de salmonella em leite); Nedio Wurlitzer (Suco de tamarindo com acidez baixa e alto teor de fibra alimentar); e Ana Paula Dionísio (Prebióticos para uso em diferentes aplicações alimentares). Do curso de Engenharia Química, estiveram presentes os professores Fabiano Fernandes (Frutas desidratadas light e cookies a base de frutas); e André Casimiro (Produção de xilitol a partir de bagaço de caju e produção de lactulose (bebida láctea) a partir de soro de leite). Do curso de Engenharia de Alimentos, participou a professora Sueli Rodrigues (Desenvolvimento de produtos probióticos com sucos tropicais).

Sobre o Masterplan
O Masterplan tem como objetivo construir estratégias de desenvolvimento setorial com implantação de portfólios de projetos de alto impacto, possibilitando sinergia de esforços e investimentos dos agentes responsáveis pelo desenvolvimento do Estado. No Masterplan, são feitas as articulações para transformar as ações apontadas nas Rotas Estratégicas Setoriais em projeto.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA