[REVISTA DA FIEC] SENAI: Educação e Tecnologia

                                                                                                                                                                                          

Educação e tecnologia são os principais meios de mudança social e econômica de pessoas e empresas. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) é referência em educação profissional, apontado pela Organização das Nações Unidas, em relatório anual de 2016, como uma das principais instituições educacionais do Hemisfério Sul. Em tecnologia, tem criado soluções cada vez mais relevantes para as indústrias.

Desde setembro de 2014, Paulo André Holanda comanda a instituição na diretoria regional. De lá para cá, o SENAI Ceará profissionalizou a gestão, melhorou processos internos, reestruturou portfólio e investiu em modernização. Os resultados vieram em forma de reconhecimento, parcerias importantes e sustentabilidade financeira.

Nos últimos cinco anos, 200 mil pessoas foram capacitadas em modalidades diversas, desde aquelas que entram no SENAI para aprender uma profissão até aquelas que buscam a instituição para se aperfeiçoar em áreas nas quais já atuam. Tudo isso foi possível após a profissionalização da gestão. O portfólio foi reestruturado a partir de consultoria, houve mapeamento de perfis educacionais, criação de itinerários formativos, padronização de ambientes educacionais e criação do cargo de especialista técnico.

Foram implantados o Sistema Sisplaes para melhorar o controle e planejamento de processos administrativos e o programa Lean Educacional em todas as unidades visando redução de desperdícios e ociosidade dos ambientes escolares e aumento da qualidade de ensino. As infraestruturas física e laboratorial das unidades foram modernizadas desde 2016 e em 2019, uma nova etapa está por vir para melhorar as unidades de acordo com o novo portfólio. A intenção é ampliar a oferta de serviços e a sustentabilidade da instituição refletindo no aumento de competitividade da indústria com soluções mais assertivas.

                                                                                                                                                                                          

Com a criação da colação de grau integrada para cursos técnicos, o SENAI Ceará proporcionou a finalização de um ciclo importante da vida dos alunos, com emoção e renovação de sonhos. A implantação da certificação digital garantiu maior agilidade e confiabilidade, sendo eleita pelo Departamento Nacional como uma das 10 melhores práticas em todo o país. A realização de duas edições do Fórum de Aprendizagem Industrial encurtou o relacionamento entre Ministério do Trabalho e empresas, gerando o debate necessário quando se trata de educar.

                                                                                                                                                                                          

PARCERIAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
O dever de casa-bem feito proporcionou que o SENAI Ceará conquistasse importantes parcerias ao longo dos últimos cinco anos. Com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), o SENAI Ceará realizou o Programa de Educação Profissional e Tecnológica, no qual está capacitando profissionais em quatro áreas: alimentos,  automotiva, mecânica e construção civil. Também em Moçambique, treinou professores por meio da Autoridade Nacional de Educação Profissional.

Em parceria com o extinto Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), o SENAI Ceará está promovendo, desde o fim de 2018 e durante 2019, capacitação gratuita em Tecnologia da Informação para pessoas de baixa renda. Com a Prefeitura de Sobral, está desenvolvendo desde 2018 o projeto Ocupa Juventude, ofertando 924 vagas de capacitação em cursos de qualificação e desenvolvimento de startups.

Toda essa expertise é percebida e revertida em reconhecimento e trabalho. Desde o começo do ano, o SENAI Ceará negocia com o Governo do Estado grande programa de capacitação em todo o estado, atendendo necessidades de cada região por meio da Secretaria de Proteção Social. Empresas também percebem o valor criado pelo SENAI em educação e têm investido nessa área. O SENAI Ceará treinou 1.452 jovens no Programa de Qualificação da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e também customizou o Programa Jovem Aprendiz da empresa. Além da CSP, a instituição desenvolveu projetos de Educação Profissional com a Grendene, Cimento Apodi, Vicunha, Vulcabrás, Metalic, Cerbras, Dass, Dakota, entre outras.

Numa iniciativa inédita, o SENAI Ceará e a Universidade Federal do Ceará (UFC) firmaram, em setembro do ano passado, convênio para a construção de um foguete espacial. O objetivo da parceria é o desenvolvimento de tecnologia aeroespacial e a interação e colaboração tecnológica entre as duas entidades, ficando a UFC responsável pela pesquisa e engenharia e o SENAI Ceará pela execução e construção colaborativa das peças que
compõem foguete, denominado HERMES-1. Os estudantes de cursos técnicos do SENAI Ceará e os acadêmicos de engenharia da universidade estarão envolvidos em todas as etapas do projeto, desde a concepção até o lançamento no Centro de Lançamento Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim (RN).

Acompanhando as tendências tecnológicas e de mercado, o SENAI vivencia constantes modernizações. Exemplo disso é a implantação do primeiro Centro de Certificação do Nordeste para montadores de painéis fotovoltaicos, na unidade da Barra do Ceará, onde já funciona o Centro de Energias Renováveis, em parceria com a Agência de Cooperação Alemã (GIZ). O SENAI Barra do Ceará também se destaca por ser referência no Nordeste como Centro de Treinamento Automotivo, em parceria com as marcas Mitsubishi, Grupo PSA (Peugeot e Citroen) e outras oito. E não para por aí. Na mesma unidade, junto com a Enel, será criado o Centro de Treinamento e Capacitação em Energia.

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Os serviços de inovação e tecnologia do SENAI Ceará ganharam um novo endereço a partir da gestão Beto Studart. Todos foram concentrados em um só local: Centro de Excelência e Inovação (CEI), em Maracanaú. As ideias inovadoras das indústrias têm saído do papel ou mesmo da cabeça dos empresários e funcionários. Por meio do Sebraetec, as pequenas empresas podem acessar consultorias do SENAI e alavancar produtividade.

Outro caminho para isso se dá por meio de editais de inovação. O SENAI Ceará tem obtido sucesso em aprovar projetos no Edital de Inovação para Indústria. Entre os projetos desenvolvidos ou em desenvolvimento, destacam-se: resíduos da piscicultura para produção de farinha de peixe para consumo animal (Piscis); fôrma plástica para
pilar (Impacto Protensão); fibra alimentar antioxidante e antirancificante a partir de substratos de frutos tropicais (Nativita); laje nervurada alveolar (Impacto Protensão), sistema de embalagem raspet (BSL Inovação); amaciante com ação repelente (TC Química); sistema automatizado IoT para beneficiamento de carne do sol (Cleobem).

A categoria C do Edital de Inovação para Indústria tem como objetivo conectar médias e grandes empresas, e também investidores, a startups de base tecnológica, Micro Empreendedor Individual (MEI) ou Micro e Pequenas Empresas (MPE). Nesse contexto, o SENAI Ceará fechou contratos com importantes empresas locais, como Cegás e AVCO Polímeros e está negociando projetos nesse âmbito com Ceará Portos, Grupo M. Dias Branco e Cagece.

O Programa Brasil Mais Produtivo, consultoria voltada para aumentar a produtividade de indústrias de pequeno e médio porte, foi desenvolvido a partir de 2016 com excelência pelo SENAI Ceará, tendo um dos consultores de logística e processo produtivo premiado pelo Departamento Nacional. Para fazer ainda mais pela inovação no Ceará, o SENAI tem investimentos previstos para modernização do Instituto SENAI de Tecnologia Eletrometalmecânica como forma de alinhá-lo às demandas da Indústria 4.0.

EDUCAÇÃO TRANSFORMA
Comprometido com a educação, em qualquer modalidade, o SENAI Ceará desenvolve diversas ações de capacitação para pessoas em situação de vulnerabilidade. Em parceria com o Governo do Estado e indústrias, realiza o Projeto Abrigar, de capacitação de jovens em situação e acolhimento institucional, e o Projeto Reintegrar, capacitando egressos do Sistema Penitenciário.

Desde 2015, além das aulas técnicas, as turmas de Aprendizagem Industrial passaram a ter em suas aulas o Programa Educar para Valores, com conteúdos relacionados à ética, compromisso, interação social e valores humanos. 

--
Essa matéria faz parte da nova edição da Revista da FIEC. Clique AQUI e confira a publicação na íntegra.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA