Ceará Design Week inspira reflexões sobre design na sociedade contemporânea

O design está por toda parte. Na cadeira em que você senta, na embalagem do café que você toma, no fogão da cozinha, na roupa que você usa, na prensa do queijo que você come, no ralador de coco, no abajur que ilumina a sala. Para mostrar a importância do design no dia a dia das pessoas, o Museu da Indústria - equipamento do Serviço Social da Indústria (SESI Ceará) - recebe até domingo (31/3) o Ceará Design Week, um evento com exposição de produtos criados por designers cearenses e programação especial dedicada ao tema. O evento é gratuito.

O gestor do Museu, Luiz Carlos Sabadia, explica que a ideia é desmistificar o design e contribuir para o processo de formação e informação do público sobre o papel do design na sociedade contemporânea. Para isso, a programação ultrapassa as fronteiras do museu e encontra abrigo em outros 15 espaços de Fortaleza, entre galerias, museus, lojas, ateliês e instituições de ensino. “É uma tentativa de contaminar a cidade com essas questões, saindo do museu e dando uma movimentação ao que estamos discutindo”, afirma Sabadia.

Um dos curadores do evento, Marcus Braga, ressalta que o Ceará Design Week vem para afirmar que o Ceará tem, sim, vocação para o design e provocar a indústria e o mercado a entender a grandeza que o Ceará tem em relação aos seus talentos. A exposição, segundo ele, evidencia a capacidade dos profissionais cearenses para desenvolver bons projetos, viabilizando a sua produção em escala industrial.   

O curador explica que a exposição traz um panorama do design cearense dividido sob quatro aspectos diferentes: design de produto, inventividade no design, design inspirado - carnaúba e design gráfico. No espaço do design de produto é feito um apanhado da produção de profissionais cearenses que tiveram seus produtos consolidados no mercado. São objetos, utensílios e máquinas que foram replicados em escala industrial. Também há exemplos de produtos desenvolvidos com a preocupação de minimizar o impacto ambiental negativo, seja na produção ou no uso.

O artesanato ganha visibilidade em outro espaço. Nele, objetos do cotidiano das pessoas são valorizados como peças de design. São objetos de baixo custo que foram construídos a partir da criatividade do povo nordestino, que buscava solução para problemas do dia a dia. A carnaúba é celebrada em um terceiro espaço, complementando a exposição "Carnaúba - Árvore da Vida", demonstrando como essa espécie pode ser utilizada em produtos fora do trivial, como joias e luminárias, por exemplo. Por fim, o último espaço dá destaque ao design gráfico com um conjunto inédito de pôsteres que refletem sobre o papel do design como agente de transformação social.

Programação
A programação envolve palestras, exposições, oficinas e visitas, entre outros. Na quinta-feira (28/3), a palestra “Design e artesanato: incorporando tradição ao design contemporâneo” abriu a programação. Ministrada por Angélica Freitas, a palestra mostrou as interseções e as diferenças entre design e artesanato. “São atividades que se somam e essa aproximação é muito frutífera. Ela é o presente e o é o futuro”, acredita Angélica. Além dela, outros 12 nomes de referência local e nacional participam do evento falando sobre suas experiências e provocando discussões sobre as diversas facetas do design.

Confira a programação completa AQUI

Serviço:
Ceará Design Week
Data: 27 a 31/3
Local: Museu da Indústria do Ceará (Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro)
Mais informações AQUI

                  

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA