Conselho de Relações Internacionais discute plano de atividades para 2019

O Conselho Temático de Relações Internacionais (Corin) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) realizou a primeira reunião do ano, sob a liderança do novo presidente, Rômulo Alexandre.

Durante o encontro, houve apresentação dos membros do conselho e foi definido o plano de atividades para 2019. Os membros discutiram conceitualmente o papel do conselho e quais os principais desafios relativos ao comércio exterior no Ceará. De acordo com a gestora do projeto de internacionalização das MPEs do Sebrae, Marta Campelo, em 2017, 131 micro e pequenas empresas exportaram; em 2018, foram 255. Apesar desse número, o volume ainda é baixo, afirma Marta. "O desafio é aumentar o número e o volume", analisa.

Para o gerente geral de Relações Institucionais e Comunicação da Companhia Siderurgica do Pécem (CSP) e presidente da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP), Ricardo Parente, o Ceará precisa investir em setores que tenham valor agregado e sejam interessantes para o mundo. "O mundo está investindo em energia, agronegócio e tecnologia. O Ceará precisa estar atento", conclui.

Sobre o Corin
Cabe ao Conselho Temático de Relações Internacionais dirigir ações voltadas para os setores industriais exportadores do Ceará. Também busca inserir o Sistema FIEC em discussões realizadas no âmbito das negociações do comércio internacional, debatendo temas como a inserção do Brasil e do Ceará no cenário das relações internacionais, em consonância com as atividades do Centro Internacional de Negócios da FIEC.  

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA