Inova Ceará discute inovação para indústria, gestão e saúde e segurança

O Sistema FIEC realiza hoje (26/3) a 14ª edição do Inova Ceará, evento realizado em parceria com o Sebrae, visa proporcionar a troca de conhecimento e experiências entre industriais e desenvolvedores de negócios  inovadores, buscando as melhores soluções para os desafios das empresas. Durante a programação, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) apresentou mostra de tecnologia com projetos desenvolvidos por alunos.

O evento foi aberto pelo presidente do Conselho de Inovação e Tecnologia (Cointec) da FIEC, Sampaio Filho, que destacou as ações pioneiras do Sistema FIEC em prol da inovação no Ceará, como a criação do Cointec. De acordo com o diretor técnico do Sebrae, Alci Porto, o SebraeLab, iniciativa do Sebrae em todo país para estímulo à criatividade, à inovação e às múltiplas conexões nos negócios.

O evento conta com palestras, painéis, oficinas e apresentação de cases. O sócio-diretor da Plugar, Rafael Barcellos, fez a palestra de abertura, com o tema “O uso da tecnologia para a alavancagem de vendas”. No painel Inovação em Saúde, houve participação do CEO do Health Innova Hub, Fernando Cembranelli; do médico do trabalho do Centro de Inovação SESI em Economia para a Saúde e Segurança, Cláudio Patrício; e do gerente de inovação da Unimed Fortaleza, Alex Ponce.

Sobre Indústria 4.0, o painel “Digitalização e Indústria 4.0” teve participação do gerente de Inovação do Sistema FIEC, Pablo Padilha, e do CEO da FORSEE – Inovações em produtividade e otimização, Márcio Mariano. O fundador da Carlos Piazza Consultoria e darwinista digital, Carlos Alberto Piazza, palestrou sobre “Transformação Digital e futuro”.
No Espaço IEL e na Sala Sebrae, aconteceram apresentações sobre mindset da inovação no negócio, Programa Inova Talentos, apresentação do case de sucesso em Gestão da Inovação e apresentação sobre o uso de ferramentas e informações para a tomada de decisão. 

Inovação na prática
O SENAI Ceará apresentou 17 projetos que resolvem projetos reais das indústrias. Foram desenvolvidas diversas tecnologias, entre elas estão os projetos premiados QR Log, Nobreak Econômico, Processo Eficiente de Reutilização de Retalhos, Dispara Roupas, My Squad – Personal Shopper System (PSS) e Rainbow – Coco Kahlo.

O diretor do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, considera que o evento é um exercício de inovação e integração interna. “Os projetos desenvolvidos e apresentados vão além dos protótipos, pensando a inserção das ideias no mercado”, conclui.

               
 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA