Equipe cearense conquista 2º lugar no Festival SESI de Robótica

A equipe de Robótica da Escola SESI SENAI Ceará - TechGears – conquistou a segunda colocação no Festival SESI de Robótica, realizado no Píer Mauá, no Rio de Janeiro, de 15 a 17 de março. A premiação dos cearenses foi na modalidade FIRST Tech Challenge (FTC), que acaba de estrear no Brasil. A novidade apresenta um desafio tecnológico mais complexo que os apresentados em torneio anteriores, exigindo conhecimentos e habilidades mais elaborados dos participantes.

Nela, os estudantes projetam, constroem e programam seus robôs para cumprirem as missões na arena de competição, sendo uma parte autônoma e outra teleoperada.

Formada pelos alunos de Ensino Médio, Lara Ribeiro, Saulo Melo, Elisson Saldanha, Marcos Juan, Davi Rabelo e Frank Briglia, sob a orientação do professor técnico Thiago Gomes, a TechGears conquistou o pódio entre as 16 equipes participantes.

O Desafio

Na arena, o desafio Rover Ruckus (aventura espacial) simula a atividade de mineração na superfície de um planeta. Os robôs precisam recolher os minerais existentes. As disputas começam individualmente entre as equipes. Conforme vão pontuando e vencendo, fazem aliança com outras equipes para uma nova disputa. Nessa fase, vence quem recolher mais minerais.

Além dos desafios na arena, com os robôs, as equipes também são avaliadas pelo envolvimento com a comunidade; pelo relacionamento com outras equipes; e a maneira como levam ciência e tecnologia para o maior número de pessoas, dentro e fora da escola.

Para o técnico da equipe, professor Thiago Gomes Souza, a experiência foi muito válida.  “Já tínhamos participado de torneios regionais e nacionais da FIRST Lego League (FLL), que trabalha com robôs mais simples, construídos com peças lego. A vivência da competição FTC nos fez perceber o quanto nossos alunos são capazes de desenvolver e aprimorar habilidades na construção e programação de robôs mais tecnológicos, considerando critérios importantes como design e sustentabilidade”, disse.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA