Potencial da economia do mar é debatido na FIEC

O mar é um precioso ativo global que precisa ser preservado e valorizado. Só com maior conhecimento e visão integrada deste recurso é possível garantir um desenvolvimento alinhado com os princípios da sustentabilidade ambiental, econômica e social dos recursos marinhos. Esses são os princípios que nortearam a elaboração do LEME – Barômetro PwC da Economia do Mar (Mundo), publicação lançada e debatida nesta quarta-feira (20/3), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

O evento foi realizado pelo Observatório da Indústria da FIEC, por meio do Masterplan de Economia do Mar, em parceria com a PricewaterhouseCoopers, também chamada PwC, uma das maiores prestadoras de serviços profissionais do mundo nas áreas de auditoria, consultoria e outros serviços acessórios para todo tipo de empresas.

A publicação, apresentada pelo sócio da PwC Portugal, Miguel Marques, sistematiza informação quantitativa sobre diversas indústrias do mar, permitindo, não só, identificar as tendências e evolução dessas indústrias, como também construindo rankings que, sobrepostos num mapa do mundo, identificam a intensidade de utilização do oceano em cada região do globo. Em sua apresentação, Miguel Marques destacou a produção de petróleo e gás offshore brasileira. Também pincelou dados sobre pesca, aquicultura, turismo, cultura, segurança (pirataria) e desastres marítimos. 

“Temos todos que apoiar quem está nesta indústria de pesca e aquicultura. A indústria do alimentar, na minha opinião, vai ser muito mais valiosa que a indústria do petróleo no futuro. Nós, humanos, não podemos viver sem nos alimentar e cada vez mais seremos mais pessoas”, ressaltou.

De acordo com ele, os cinco oceanos e os outros mares do mundo são ativos valiosos que devem ser usufruídos pela humanidade de forma sustentável. Para isso, é importante conhecer como essas indústrias interagem entre si, que evolução têm tido e com que intensidade utilizam o mar.

Integração

O evento de lançamento da publicação na FIEC contou com a participação de representantes de diversas entidades da cadeia produtiva da economia do mar, desde associações de pescadores a grandes empresários, passando pela academia, instituições financeiras e de fomento. “O maior valor que podemos tirar desse momento ímpar é a integração entre as instituições aqui presentes. Todas essas pessoas interagindo têm o potencial para desenvolver a economia do mar e promover o desenvolvimento econômico do Ceará”, declarou o líder do Observatório da Indústria da FIEC, Sampaio Filho.   

Na ocasião, também foi lançada a segunda edição do LEME Barômetro PwC da Economia do Mar (Ceará), fruto do esforço técnico da PwC e do Observatório da Indústria da FIEC. Sampaio Filho lembrou que a Rota Estratégica e o Masterplan de Economia do Mar serão premiados com o prêmio Excellens Mare, do PwC, no dia 6/4, em Lisboa. “Esse prêmio é um reconhecimento de todo o trabalho e empenho que o presidente Beto Studart e sua equipe têm desde o início da gestão. Esse reconhecimento nos dá mais combustível para a gente seguir porque sabemos que estamos no caminho certo”, afirmou.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA