Parceria entre SENAI Ceará e Enel viabiliza centro de capacitação em novas tecnologias

A unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) na Barra do Ceará irá abrigar um Centro de Excelência para Capacitação em Distribuição de Energia Elétrica com o objetivo de formar profissionais com foco em novas tecnologias. O centro irá oferecer 15 cursos diferentes e poderá capacitar até dois mil alunos por ano. A iniciativa é uma parceria entre o SENAI Ceará e a Enel, companhia distribuidora de energia elétrica do Ceará, com investimentos da ordem de R$ 10 milhões.     

A assinatura do convênio que viabiliza a construção do centro foi realizada em solenidade nesta quarta-feira (13/3), no Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), e contou com a presença do presidente da FIEC, Beto Studart, do diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, do presidente do Sindienergia, Benildo Aguiar, do responsável por Infraestrutura e Rede da Enel Brasil, Guilherme Lencastre, e do presidente da Enel Ceará, Roberto Zanchi, além de empresários do setor e executivos da Enel.    

Em discurso, o presidente da FIEC, Beto Studart, frisou o lema da instituição “Conhecer para cooperar e cooperar para desenvolver” e destacou a importância dessa parceria para o Ceará. “Esse centro será um marco. Irá promover uma mudança no perfil intelectual dos trabalhadores dessa área. O SENAI é o melhor e maior instrumento brasileiro de capacitação e a Enel não poderia ter encontrado melhor parceiro para atender a essa necessidade de capacitação na forma e na amplitude que a empresa precisa”, declarou.

O centro terá a finalidade de realizar treinamentos especializados para os colaboradores da Enel e de suas empresas parceiras de todo o Brasil. Isso porque a empresa passa por um intenso processo de digitalização da rede e os profissionais da área ainda não estão preparados para essa nova realidade, especialmente para instalação e manutenção de medidores inteligentes.

O centro, cujas obras já estão em andamento, ocupará uma área de 14 mil m² e seguirá os moldes de um centro de capacitação existente na cidade de Áquila, na Itália, sede da Enel. A previsão é que as capacitações tenham início no segundo semestre de 2019. “Esse é um projeto em total sinergia com a filosofia Open Power do grupo Enel. A ideia é evoluir do eletricista para o eletricista 2.0 e gerar novas oportunidades. A Enel tem investido muito em novas tecnologias no Ceará”, destacou Roberto Zanchi.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA