FIEC recebe prêmio internacional por Rota Estratégica e Masterplan de Economia do mar

A Rota Estratégica e o Masterplan de Economia do Mar serão premiados, no dia 6/4, em Lisboa, com o Prêmio Excellens Mare, do PricewaterhouseCoopers, também chamada PwC, uma das maiores prestadoras de serviços profissionais do mundo nas áreas de auditoria, consultoria e serviços acessórios. Os trabalhos foram eleitos pela PWC como um dos melhores projetos mundiais de desenvolvimento da Economia do mar. Os estudos serão apresentados durante a premiação.

As iniciativas do Observatório da Indústria do Sistema FIEC serão premiadas pela PWC junto a outras iniciativas mundiais de excelência, servindo como exemplo de sucesso na implementação de uma visão integrada de desenvolvimento econômico sustentável das atividades do Mar.

A Economia do Mar foi considerada estratégica para o desenvolvimento do estado do Ceará em 2014, tendo seu plano de desenvolvimento de longo prazo elaborado coletivamente com a implementação das Rotas Estratégicas Setoriais, projeto implementado em parceria entre o Sistema FIEC e o SEBRAE, contando com apoio técnico da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).

A implementação da Rota Estratégica de Economia do Mar foi iniciada em 2018, a partir do Masterplan Setorial, contando com metodologia desenvolvida pela equipe do Observatório da Indústria, por meio da qual foram construídas a agenda estratégica do setor e o portfólio de projetos de alto impacto, contando com a participação das principais entidades, empresários e pesquisadores durante concepção e realização. A criação da Câmara de Economia do Mar da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE) é fruto dessas articulações exercidas pela FIEC, garantindo ambiência para integração de diversas entidades para propor e implementar ações objetivando o crescimento do setor e auxílio para o fortalecimento das governanças.

Dentre os projetos que estão sendo executados, estão o Aperfeiçoamento dos processos portuários; Minuta de lei da Aquicultura; Cursos profissionalizantes para o setor de pesca e aquicultura e Mapeamento do Potencial econômico dos recursos marinhos do estado. O plano de desenvolvimento para economia do mar tem um horizonte temporal até 2025 e inclui o desenvolvimento do hub do Pecém, investimentos na geração de energia offshore e das marés, aproveitamento de recursos marinhos, pesca industrial e rotas de cruzeiros.

A Rota Estratégica e o Masterplan de Economia do Mar, que vem sendo desenvolvidos pela FIEC desde 2014, também serão apresentados no dia 10/4, na Fundação Fernando Henrique Cardoso, em São Paulo, em seminário que contará com as melhores práticas do país no que se refere à governança e desenvolvimento da Economia do mar.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA