Conexão Ceará - Suíça mantém encontros com sindicatos industriais

O "Conexão Ceará - Suiça", evento promovido pelo Centro Industrial do Ceará (CIC), promoveu hoje na FIEC, encontros segmentados entre os representantes suíços e presidentes dos sindicatos e associados do Simec, Sindialimentos, Sindquimica e Sindlaticínios. As reuniões aconteceram com as presenças do diretor executivo da Greater Geneva Bern Area (GGBa) no Brasil, Hamilton Belizario, e da consultora de desenvolvimento de negócios do Centro Suíço de Eletrônica e Microtecnologia no Brasil (CSEM Brasil), Danielle Guimarães Moraes. O objetivo foi promover a internacionalização das indústrias cearenses e a inovação. Desde segunda-feira os representantes suiços participam de atividades na Casa da Indústria com a finalidade de identificar oportunidades de negócios e parcerias entre empresas cearenses e a Suíça.

No primeiro dia o Centro Internacional de Negócios da FIEC mostrou as relações comerciais existentes atualmente entre as empresas cearenses e a Suíça e os principais produtos exportados e importados. O Ceará exporta, principalmente, polpa de acerola, calçados, mica e redes e importa máquinas e equipamentos, produtos químicos, defensivos agrícolas, entre outros. Já o gerente executivo de inovação do Sistema FIEC, Pablo Padilha, apresentou o ambiente de P&D e inovação, incubadoras e parques tecnológicos. Por fim, o presidente do Sindquímica, Marcos Soares, falou sobre o Polo Químico de Guaiúba.

A segunda parte da programação foram as palestras dos representantes das instituições suíças. O diretor no Brasil da Agência Greater Geneva Bern Area - GGBª | Invest Western Switzerland, Hamilton Belizario, falou sobre as vantagens da Suíça em desenvolvimento de negócios. "Temos carga tributária simples, localização privilegiada, leis trabalhistas flexíveis, educação de alto nível, baixa taxa de desemprego, qualidade de vida excepcional, além de consistentes investimentos a fundo perdido, efetivas relações entre academia e empresa e números expressivos de patentes", salientou. A consultora de Desenvolvimento de Negócios e Parcerias do Centro de Inovação CSEM Brasil, Danielle Moraes, tratou sobre desenvolvimento de pesquisam e inovação.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA