Representantes de instituições suíças apresentam oportunidades de negócio na FIEC

Para identificar oportunidades de negócios e parcerias entre empresas cearenses e a Suíça, o Centro Industrial do Ceará (CIC) realizou nesta segunda-feira (18/2), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o “Conexão Ceará – Suíça”. O evento contou com as presenças do diretor executivo da Greater Geneva Bern Area (GGBa) no Brasil, Hamilton Belizario, e da consultora de desenvolvimento de negócios do Centro Suíço de Eletrônica e Microtecnologia no Brasil (CSEM Brasil), Danielle Guimarães Moraes. O objetivo é promover a internacionalização das indústrias cearenses e a inovação.  

Com os representantes das instituições suíças na plateia, a primeira parte da programação contou com uma apresentação do Observatório da Indústria da FIEC e suas soluções, projetos e produtos. Em seguida, o secretário executivo de Comércio, Serviço e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará (Sedet), Júlio Cavalcante, falou sobre a política de desenvolvimento do estado e a importância do setor de inovação nesse contexto.

O Centro Internacional de Negócios da FIEC mostrou as relações comerciais existentes atualmente entre as empresas cearenses e a Suíça e os principais produtos exportados e importados. O Ceará exporta, principalmente, polpa de acerola, calçados, mica e redes e importa máquinas e equipamentos, produtos químicos, defensivos agrícolas, entre outros. Já o gerente executivo de inovação do Sistema FIEC, Pablo Padilha, apresentou o ambiente de P&D e inovação, incubadoras e parques tecnológicos. Por fim, o presidente do Sindquímica, Marcos Soares, falou sobre o Polo Químico de Guaiúba.

A segunda parte da programação foram as palestras dos representantes das instituições suíças. O diretor no Brasil da Agência Greater Geneva Bern Area - GGBª | Invest Western Switzerland, Hamilton Belizario, falou sobre as vantagens da Suíça em desenvolvimento de negócios. "Temos carga tributária simples, localização privilegiada, leis trabalhistas flexíveis, educação de alto nível, baixa taxa de desemprego, qualidade de vida excepcional, além de consistentes investimentos a fundo perdido, efetivas relações entre academia e empresa e números expressivos de patentes", salientou. A consultora de Desenvolvimento de Negócios e Parcerias do Centro de Inovação CSEM Brasil, Danielle Moraes, tratou sobre desenvolvimento de pesquisam e inovação.

A GGBa é uma agência de promoção de investimentos da Suíça ocidental que une as cidades de Berna, Fribourg, Vaud, Neuchâtel, Genebra e Valais.  A CSEM Brasil é um centro de pesquisa aplicada e desenvolvimento tecnológico, privado e sem fins lucrativos, focado em inovação.

A programação segue nesta terça-feira (19/2) com reuniões entre sindicatos filiados à FIEC (Sindlaticínios, Sindquímica, Simec e Sindialimentos) e os representantes das instituições suíças. Na quarta-feira (20/2), a programação será finalizada com visitas técnicas à unidade do SENAI em Maracanaú e ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA