CIC apresenta ao governador Camilo Santana proposta para otimização do ambiente de negócios

O presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), André Siqueira, acompanhado de representantes da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), apresentou nesta terça-feira (12/2), ao governador Camilo Santana e secretários, no Palácio da Abolição, o Programa de Otimização do Ambiente de Negócios no Ceará. Segundo Siqueira, o programa será composto por quatro fases e ao final, os ganhos esperados com o redesenho de processos deverão gerar regras claras e simplificadas para as empresas; nova legislação com foco em desburocratização; indicadores de desempenho definidos por casa órgão; e redução do tempo médio para execução dos processos. De acordo com o presidente do CIC, um dos pressupostos para a maximização dos ganhos com seria o compromisso do Governo do Estado com o investimento na automatização dos processos, desenvolvimento de portal único, inteligência artificial e integração com os processos relacionados executados pelas prefeituras.

O governador Camilo Santana afirmou que o programa será acatado pelo Estado e ressaltou a parceria com a iniciativa privada quanto ao diálogo e apresentação de propostas. Ele lembrou que a FIEC tem sido uma importante instituição com a qual o Governo tem conseguido avançar em muitas ações. "O programa apresentado pelo CIC é mais uma dessas iniciativas que aproximam o poder público da iniciativa privada e que deverá trazer ganhos para a sociedade". Durante o encontro diversos secretários mostraram realizações que estão na linha do que foi sugerido pelo através, que poderão também servir como suporte para a proposta de otimização do ambiente de negócios.

Para o diretor administrativo da FIEC, Ricardo Cavalcante, uma ação imediata que já poderia ser adotada pelo poder público e a iniciativa privada seria a criação de um espaço de discussão entre as duas esferas, para serem sanados pequenos gargalos que acabam por gerar burocracia estatal. O empresário Carlos Prado, por sua vez, fez questão de destacar o aspecto da abertura para o diálogo por parte do governador Camilo Santana. Para Prado, a reunião proposta pelo CIC era a prova de que o debate em alto nível permite que se avance em busca do objetivo comum. 

Clique AQUI e confira mais fotos no Flickr do Sistema FIEC.

            

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA