Iracema Digital é lançado na FIEC

Foi lançado ontem (5/2), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o Instituto Iracema Digital, criado com o objetivo de melhorar a articulação entre governos, universidades, instituições de P&D, entidades de classe, empresas e startups na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) no Ceará. O presidente da FIEC, Beto Studart, e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, participaram do evento.

A estratégia inicial do Iracema Digital, além de promover a inovação no setor, é criar uma “vitrine” do potencial de pesquisa, desenvolvimento e inovação que já existe no Ceará, divulgando e valorizando o que é feito em todo o estado com o intuito de aumentar a interação entre os atores de TICs, o  volume de negócios das empresas,  ampliação da captação de recursos da academia e melhoria da qualidade de vida no Ceará.

O presidente da FIEC, Beto Studart, destacou o esforço de aproximação feito pela FIEC com a academia por meio do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia. Além disso, disse que Tecnologia da Informação é um dos setores transversais incluídos em todas as 14 Rotas Estratégicas do Observatório da Indústria da FIEC e, portanto, é reconhecido como estratéfico pela federação.

O prefeito Roberto Cláudio afirmou que o nome do instituto faz referência a uma pequena parte da cidade que fala forte em todos os habitantes de Fortaleza. "Essa é mais uma ação que tem o objetivo de requalificar progressivamente a Praia de Iracema, com ocupação da economia criativa, dos jovens, da tecnologia", disse Roberto Cláudio. A região da Praia de Iracema, segundo o prefeito, é território alvo de nova lei de incentivos de IPTU, ITBI e ISS para negócios de economia criativa.

O secretário de Ciência e Tecnologia do Ceará, Inácio Arruda, ressaltou a relevância do ambiente de inovação do Ceará, que conta com Funcap, universidades e investimentos privados e disse estar confiante de que o Ceará está preparado para dar saltos maiores nessa área.

Palestras técnicas
O evento de lançamento contou com palestra de Renato Castro, consultor da ONU, com palestra sobre cidades inteligentes. Renato fez referência ao Cuca do Mondubim e às Casas de Cultura Digital, sinalizando que é com projetos deste tipo, semelhante ao que viu em Medellín (Colômbia), que as cidades mudam. “Há 200 anos 85% da população vivia em pobreza absoluta. Hoje, esse percentual é de 9%. Há 50 anos, 113 países eram subdesenvolvidos de acordo com a taxa de mortalidade infantil. Hoje, são 13. Estamos melhorando enquanto mundo. 0 mundo, por mais que não pareça, está melhorando”. Houve ainda apresentação do professor José Macedo sobre Projeto de Segurança do Estado, e do superintendente de Pesquisa e Segurança da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Aloisio Lira.

      

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA