Reunião na FIEC discute ações para o setor de energia do Plano Fortaleza 2040

A sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) abrigou nesta quarta-feira (6/2) a primeira reunião do ano do Comitê de Energia do Plano Fortaleza 2040, iniciativa da Prefeitura de Fortaleza. O evento teve início com uma apresentação sobre o Observatório da Indústria, realizada pela coordenadora do Observatório, Edvânia Brilhante. Em seguida, o coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Joaquim Rolim, apresentou dashboards do setor de energia e falou sobre a Rota Estratégica Setorial de Energia. “O Plano Fortaleza 2040, o Ceará 2050 e as Rotas Estratégicas Setoriais são instrumentos com visão de futuro e a ideia é estamos alinhados para avançar e fazer o estado voltar a ser protagonista em energias limpas no Brasil”, destacou Rolim.

A reunião contou com a participação de representantes de diversas instituições que compõem e comitê, além da presença do superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Eudoro Santana. De acordo com ele, o comitê representa uma oportunidade de avançar nas propostas do plano do setor e garantir que Fortaleza seja autossuficiente em energia até 2040. O Fortaleza 2040, informou o superintendente, propõe que a cidade seja a capital-modelo do Brasil em eficiência energética até a data final do plano. “Nós temos um grande potencial em geração de energias alternativas. Em termos de energia solar, ainda subaproveitamos a nossa capacidade”, comentou.

Presidido pelo coordenador especial de Iluminação Pública do Município, Alfredo Serejo, o comitê é uma instância de governança compartilhada que se propõe a articular e discutir ações do Plano de Energias Renováveis e Eficiência Energética. É a primeira ação de governança do plano e é formado por representantes da academia, setor produtivo e governos municipal e estadual. Compõem o comitê: FIEC, Sindienergia, Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Energias Renováveis/Adece, Enel, CDL, UFC, Unifor, UECE, IFCE, Citinova, Iplanfor, Seinf, Seinfra, Ceará 2050, Sefin, SCSP, PGM e Crea-CE. O objetivo desse organismo é promover a inclusão de energias renováveis e eficiência energética no novo Plano Diretor de Fortaleza.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA