Procompi realiza ações com setores da confecção e metalmecânico

As empresas de confecção participantes da nova etapa do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi) reuniram-se ontem (29/1), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) para conhecer o resultado de pesquisa que mostrou o Grau de Maturidade Digital de cada uma, e apontou soluções para os problemas encontrados.

Essa é a segunda etapa do Projeto de Transformação Digital, do qual participam 20 empresas interessadas em se posicionar no mercado da moda por meio de e-commerce e para isso estão planejando ações para implementar uma cultura digital em seus negócios. A primeira etapa consistiu na coleta de informações para elaboração do diagnóstico de maturidade.

A próxima etapa prevê treinamentos em e-commerce, desde preços de venda, gestão de Marketing Digital, técnicas de Marketing, logística e estrutura operacional para e-commerce. Em seguida, haverá consultorias individuais, inclusão das empresas no marketplace nacional e da associação, além de eventos e workshops.

Encerrando um ciclo
As empresas do setor metalmecânico participantes do ciclo anterior do Procompi reuniram-se hoje (30/1) para avaliar o andamento do projeto, que se encerra em abril. Foram apresentadas as principais ações do projeto, entre elas a melhorias em Gestão da Produção, Planejamento de Mercado, Sustentabilidade, Implantação de ERP e Qualidade/ ISO 9001/2018, com destaque para a implantação da ISO.

De acordo com a gerente do Nucop, Dana Nunes, "foi um momento para debatermos com o grupo sobre os resultados, avanços e a importância do Procompi para a melhoria da gestão das empresas participantes e aumento de competitividade", explicou. De acordo com Dana, a ação de consultoria de preparação para implantação da ISO foi destacada pelos empresários presentes e pelo presidente do Simec, Sampaio Filho.

Das 21 empresas participantes do projeto, todas receberam as ações e dessas, sete estão se preparando para receber a certificação. "É um ótimo resultado para o setor que vem se preparando para atender clientes cada vez mais exigentes, principalmente alguns fornecedores que hoje exigem a certificação", concluiu Dana Nunes.

Nova etapa do Procompi
O Ceará iniciou neste mês uma nova etapa do Procompi com a execução de seis novos projetos destinados a indústrias de pequeno porte dos segmentos de confecções, cosméticos e saneantes, sorvetes, energia, gráfico e plástico. Serão investidos R$ 900 mil para atender a 120 empresas de todo o estado. As ações buscam melhorar o desempenho das empresas em aspectos considerados, pelo setor, como estratégicos para a prosperidade dos negócios.

Essa etapa faz parte da quinta edição do Procompi, lançada por meio de edital em 2016. Nessa edição, o Ceará foi destaque com o maior número de projetos aprovados. Foram 14 de um total de 63 projetos de 23 estados do país. Cinco desses projetos serão finalizados em abril deste ano e o restante, incluindo os seis novos com início em 2019, em fevereiro do ano que vem.

Sobre o Procompi
O Procompi é uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para elevar a competitividade das indústrias de menor porte, por meio do estímulo à cooperação entre as empresas, à organização do setor e ao desenvolvimento empresarial e territorial. No Ceará, é conduzido pelo Nucop da FIEC e Sebrae Ceará. 

Foi lançado em 1998 e renovado nos anos 2000, 2006, 2010 e 2016. Os projetos contemplam grupos de empresas de pequeno porte do mesmo setor para que recebam capacitação e consultoria. O objetivo é alavancar a produtividade e eficiência nos negócios.

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