Instituto SENAI de Tecnologia e empresa Delfos oficializam parceria

O Instituto SENAI de Tecnologia em Eletrometalmecânica e a empresa cearense Delfos Serviços Inteligentes reuniram-se na manhã desta quarta-feira (16/1) para oficializar o início do projeto "Sistema de Gerenciamento e Manutenção de Painéis Solares Fotovoltaicos", aprovado no último Edital de Inovação para a Indústria. A ideia foi submetida pela empresa e contou com a colaboração técnica do SENAI Ceará, que será o executor do projeto em parceria com o SENAI Rio Grande do Norte e com o IFCE.  

O objetivo é desenvolver um sistema de hardware e software de baixo custo para monitorar painéis e inversores em usinas fotovoltaicas. Assim, a Delfos, que já tem operações nos setores eólico e hídrico, adentra também no ramo solar, oferecendo ao mercado uma solução para a coleta, armazenamento e visualização de dados operacionais de usinas fotovoltaicas de grande porte.

"Para nós, é essencial ter as três soluções dentro da nossa plataforma: eólica, hídrica e solar. Esperamos que o hardware ajude a auxiliar todos os possíveis gargalos que se apresentarem", afirma Guilherme Pinheiro Studart, diretor executivo da Delfos. 

O desenvolvimento do projeto, voltado para usinas solares de grande porte, deve durar 18 meses e vem suprir uma demanda do setor. "As usinas precisam garantir a eficiência energética, por isso é necessário extrair o máximo de performance das placas solares. Geralmente, a extensão dessas usinas é enorme, o que dificulta a manutenção, pois é complicado fazer o monitoramento individual de cada painel", explica Davyson Araújo, especialista do IST que integra a equipe técnica do projeto. É aí que o sistema atuará. "Desenvolveremos uma tecnologia de automação capaz de fazer esse monitoramento de forma automática, detectando com precisão os problemas dos paineis", indica Miqueias Silva, outro especialista da equipe.

Na ocasião, o diretor executivo da Delfos recebeu um troféu enviado pelo Departamento Nacional do SENAI, em reconhecimento pela aprovação no Edital de Inovação para a Indústria.

O Edital é uma iniciativa do SENAI, SESI e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que investe recursos financeiros no desenvolvimento de projetos em empresas industriais de todos os portes, incluindo startups de base tecnológica.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA