FIEC recebe 4º Seminário Interfaces - Alimentar

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará recebeu ontem (14/1) a abertura oficial do 4º Seminário Interfaces, que esse ano tem como tema "Alimentar". O evento é uma iniciativa do Observatório Cearense da Cultura Alimentar (Occa), em parceria com a Associação dos Chefes de Cozinha do Ceará (ACC), da Escola de Gastronomia Ivens Dias Branco, Instituto Federal do Ceará (IFCE), Université Lumière Lyon 2 e do Institut Paul Bocuse (França), com apoio do Sindialimentos, sindicato filiado à FIEC.

O seminário se propõe a ser multidisciplinar e interestadual. Quatro pesquisadores franceses participam, além de vários profissionais cearenses, de várias regiões. "Somos carentes de registro em pesquisa na área. Através das falas dos franceses, queremos contribuir para desenvolver mais pesquisa em cultura alimentar", explica Vanessa Santos, pesquisadora do Observatório Cearense da Cultura Alimentar (Occa). A programação se estende até quinta-feira, com mesas de debate, feira cultural e atividades práticas.

A parceria com o Sindialimentos é muito importante, segundo Vanessa, porque o Observatório é acadêmico prático e os negócios gastronômicos os interessa. "Somos 2,7% do PIB, com 1,5 milhão de empresas gerando 6 milhões de vagas de trabalho. Na indústria cearense, a maior parte é de indústrias alimentícias. Mas os negócios precisam de suporte da cultura alimentar. Para o consumidor adquirir, precisa se identificar, ou seja, existe a necessidade de um conceito cultural e quem estuda cultura alimentar é a academia", conclui Vanessa.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA