Observatório da Indústria da FIEC realiza pesquisa para Bússola da Inovação

O estado do Ceará passa por diversas transformações estruturantes, com grandes investimentos em infraestrutura (hub aéreo e portuário, entre outros) e educação básica. Esses investimentos, se bem utilizados, serão capazes de posicionar o estado em um outro patamar de desenvolvimento.

No entanto, para que o estado siga avançando, é preciso ir muito além. O crescimento do Ceará dependerá cada vez mais da adoção de novas tecnologias, assim como novos produtos, novos serviços, novos métodos de gestão e produção, etc.

Hoje, quando avaliamos o nível de inovação do estado a partir do número de patentes, notamos que o Ceará é apenas o 14º colocado entre os estados brasileiros, com apenas 20 patentes para cada um milhão de habitantes, segundo os dados do INPI (2017). O líder nacional, Santa Catarina, possui 84 patentes/milhão de habitantes, o que representa quatro vezes o valor do Ceará. Entre os estados nordestinos, o Ceará ainda se encontra atrás da Paraíba, Sergipe e Pernambuco.

Com esse resultado em mente, é crucial sensibilizar e incentivar o processo de inovação das indústrias do estado. É com esse intuito que o Observatório da Indústria da FIEC realiza a Bússola da Inovação, uma pesquisa primária com a qual se avalia a inovação das indústrias nos últimos anos, gerando um diagnóstico personalizado e gratuito com dicas e sugestões para incrementar a inovação das empresas locais.

A iniciativa vai até o dia 31 de janeiro, sendo o acesso disponível através do link.

Não deixe de participar!

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA