Ano começa com confiança do industrial cearense em alta

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) marcou 60,6 pontos no mês de dezembro, segundo estudo do Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). O resultado é 0,6 ponto menor que no mês anterior, porém está acima de sua média histórica que é de 56,5 pontos. No Brasil, o ICEI atingiu 64 pontos, indicando também alta confiança do empresariado nacional.

Essa marca se mantém bem próxima do resultado do mês anterior, quando o Índice alcançou 64,2  pontos. O mês de dezembro é o sexto mês consecutivo que o Índice no Brasil se mantém acima de marca dos 50 pontos, se mantendo, também, acima da média histórica de 54,6 pontos.

Quem alavanca o resultado no estado é a Indústria da Transformação, que marcou 61,6 pontos no mês, se mantendo acima dos 50  pontos. Esse resultado foi 1,4 ponto menor que em novembro, mas a Indústria da Transformação prossegue acima de sua média  histórica, que é de 52,5 pontos.

Além disso, o Índice de Confiança da Indústria da Construção cearense segue acima dos 50 pontos, alcançando 57,4 pontos em  dezembro, valor próximo ao mês anterior, quando o Índice marcou  56,7 pontos. Essa marca continua acima da média histórica de 53,4  pontos e atinge seu maior resultado desde abril de 2018.

Entre outras razões, esse cenário de otimismo reflete uma redução das incertezas politicas, além de uma maior expectativa da implementação de reformas estruturais na economia nacional.

Leia o estudo completo AQUI

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA