SENAI Ceará certifica 18 formadores moçambicanos

Dezoito formadores moçambicanos foram certificados ontem (12/12) pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), em solenidade no SENAI Jacarecanga, como formadores do projeto de aprimoramento do sistema de educação profissional em Moçambique. O projeto é financiado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e tem como beneficiário o governo moçambicano por meio do Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cássimo (IFPELAC), que conta com a assistência técnica do SENAI Ceará.

A gerente de educação do SENAI Ceará, Sônia Parente, agradeceu a parceria com Moçambique desejando que os formadores certificados façam a diferença em seu país. "Esperamos que colham frutos com o que aprenderam aqui. A educação profissionalizante realmente transforma e faz a diferença", disse. O gerente do SENAI Jacarecanga, Elias Pedrosa, destacou a virtude dos moçambicanos em incorporar a cultura brasileira e oferecer informações sobre seu país. O gerente do SENAI Barra do Ceará, Francisco Sales Brandão, aconselhou que os formadores acreditem no poder da educação profissional que é uma porta de entrada e oferece muitas portas de saída, o que pode ser atestado pelo próprio Sales, que iniciou dessa forma sua carreira profissional aos 16 anos.

O instrutor do SENAI Ceará, Erivano Lúcio Passos, falou em nome dos docentes agradecendo o convívio e troca de experiência com os alunos. João Maria Cepeda Loureiro, líder do grupo de formadores no período que estiveram no Ceará, discursou em nome dos alunos agradecendo pelo período do curso. "Esse é o início do desafio de formar profissionais no nosso país com a mesma qualidade que fomos formados no SENAI Ceará", disse.

Os formadores foram certificados em nove ocupações: pedreiro, carpinteiro, canalizador, eletricista predial, mecânico de refrigeração e climatização, soldador, eletricista de automóveis, mecânicos de automóveis e operador de processamento de frutas e hortaliças/grãos e cereais. Eles estavam aqui desde agosto. O projeto continua até 2021.

Sobre o projeto
O Projeto para Fortalecimento do Sistema de Formação Profissional em Moçambique surgiu por meio da JICA, que representa o governo nipônico e foi responsável pela articulação. Em parceria com o governo de Moçambique, eles solicitaram o auxílio do Brasil, também falante de língua portuguesa. O SENAI Ceará foi selecionado pelo SENAI nacional e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) após apresentar os projetos mais representativos dentro das áreas de conhecimento. O projeto foi iniciado em 2017.

Três cidades moçambicanas são atendidas pelo projeto: a capital Maputo, Nampula e Nacala. Dois contratos já foram firmados, um de US$ 300 mil, que serão pagos pelo governo de Moçambique e outro de US$ 3,5 milhões, financiado pela JICA. O analista educacional Jonas Rolim ficará no país e será o representante da unidade de educação do SENAI Ceará em Moçambique.

Sobre o SENAI Ceará
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Ceará tem a missão de contribuir para o aumento da produtividade do trabalhador e para o incremento da competitividade da indústria do Estado do Ceará. O SENAI faz parte do Sistema FIEC, junto com o Serviço Social da Indústria – SESI Ceará, o Instituto Euvaldo Lodi – IEL Ceará e o Centro Internacional de Negócios.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA