Aproveite as férias de fim de ano para visitar o Museu da Indústria

O Museu da Indústria, equipamento do SESI Ceará, terá funcionamento normal durante as férias de final de ano. Os únicos dias em que não haverá programação são 24, 25 e 31/12 e 1/1.

No prédio centenário, localizado no Centro de Fortaleza, está em cartaz a Exposição “Carnaúba – Árvore da vida”, que conta a história da planta símbolo do Ceará, seus usos e seu papel no desenvolvimento do Estado desde a década de 1940.

A exposição é uma excelente opção de lazer para turistas e cearenses. Durante a visita, o público também pode saber detalhes sobre o prédio e seu restauro. 

Inaugurado em 2015, o Museu da Indústria tem ganhado cada vez mais espaço nas programações culturais e educativas da cidade. Em 2018, 18.050 pessoas já passaram pelo equipamento, que tem a proposta de valorizar e preservar as memórias de cinco séculos de desenvolvimento da história industrial cearense, em um espaço igualmente aberto aos novos tempos de inovação, tecnologia e conhecimento.


Exposição “Carnaúba – Árvore da vida”

A exposição conta em painéis de imagens, textos, expositores e maquetes, a importância da carnaúba para os cearenses. Ela passa por aspectos botânicos, geográficos e históricos para valorizar a carnaúba como símbolo do estado e fortalecer o sentimento de pertencimento dos cearenses com seu patrimônio histórico e natural.

A exposição traz aspectos biológicos, o beneficiamento da planta, o processo de transformação do pó em cera, os instrumentos utilizados, as tonalidades, o valor econômico e os cearenses que se destacaram neste setor.  “Carnaúba – Árvore da vida” reconta a longa história da SC Johnson com o Brasil, que teve início quando H.F. Johnson Jr., líder da terceira geração da família, desembarcou em Fortaleza em busca de uma reserva permanente da cera de carnaúba, matéria-prima dos produtos da empresa na época. A viagem começou na sede da SC Johnson em Racine, Wisconsin. Dois anos depois, a companhia abriu sua primeira fábrica no Brasil e se tornou a primeira empresa a refinar a cera de carnaúba – além disso, a SC Johnson passou a ser a primeira fabricante no Brasil a financiar e incentivar pesquisas sobre a árvore da carnaúba.

HORÁRIOS DE VISITAÇÃO

Terça-feira a sábado: 9h às 17h (com acesso até às 16h30)
*Exceto nos dias 25/12 e 1/1

Domingo: 9h às 13h (com acesso até às 12h30)
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 143 - Centro - Fortaleza - Ceará
Telefone: (85) 3201.3901

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA