Novo modelo das câmaras da Adece se alinham às Rotas Estratégicas da FIEC

O Governo do Ceará, por meio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), apresentou nesta terça-feira (11/12), durante solenidade no Centro de Eventos, a nova dinâmica das Câmaras Setoriais e Temáticas do Ceará. A nova dinâmica foi toda alinhada às Rotas Estratégicas Setoriais desenvolvidas pela FIEC por meio do Observatório da Indústria e duas novas câmaras foram criadas com base nas Rotas de Economia do Mar e Economia Criativa. O novo modelo vai trabalhar com 21 câmaras, quando anteriormente eram 28. Desse total, a FIEC, que possui representação em quase todas as Câmaras, irá presidir três delas, que são: Comércio Exterior (Roseane Medeiros),  Logística (Heitor Studart) e Energias Renováveis (Jurandir Picanço).

Uma das mudanças é a criação do Conselho Gestor das Câmaras, órgão colegiado permanente composto por membros natos, consultivo, propositivo, deliberativo e articulador intersetorial. O Conselho reunir-se-á com os presidentes das Câmaras Setoriais, ordinariamente, a cada três meses e, extraordinariamente, por convocação do seu presidente ou da maioria absoluta dos membros. A composição do Conselho é a seguinte: Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) – PRESIDENTE; FIEC; Sebrae; Fecomércio; FCDL; FAEC; representante do Agronegócio; Governo do Estado do Ceará (Ceará 2050); Prefeitura Municipal de Fortaleza (Fortaleza 2040) Iplanfor  – Instituto de Planejamento de Fortaleza.

A partir do novo modelo as Câmaras passam a ser as seguintes: Química; Meio Ambiente; TIC; Trigo e Derivados; Comércio Exterior; Logística; Turismo e Eventos; Água e Desenvolvimento; Moda; Energias Renováveis; Economia do Mar e Águas Continentais; Eletrometal Mecânico; Automotivo; Mineração; Economia Criativa; Construção Civil e Imobiliária; Economia da Saúde; Comércio e Serviços; Fórum de Jovens Empresários; Audiovisual; e Agronegócio.

Dentro das Câmaras Setoriais poderão ser criadas Câmaras Temáticas. As duas, por sua vez, poderão criar Grupos de Trabalho, de natureza temporária, que serão destinados à discussão de assuntos conjunturais específicos, relacionados à cadeia produtiva, por período a ser deliberado em plenária. Os Grupos de Trabalho serão constituídos por membros indicados pela Câmara Setorial ou Temática podendo ser convidados profissionais e entidades não integrantes da Câmara para comporem as comissões ou auxiliarem nos trabalhos. Os Grupos de Trabalho terão um coordenador, membro da Câmara Setorial ou Temática, designado em plenária. 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA