SENAI Ceará finaliza etapa do projeto com Moçambique

No dia 13/12, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) finaliza mais uma etapa do projeto Projeto JICA/Mz, com solenidade no SENAI Jacarecanga, a partir de 15h. Nessa etapa, desde agosto, 18 professores e multiplicadores moçambicanos participaram de treinamento técnico em nove cursos de quatro áreas (construção civil, automotiva, alimentos e soldagem).

Eles tiveram treinamento técnico nos cursos de pedreiro, carpinteiro, canalizador, eletricista predial, mecânico de refrigeração e climatização, soldador, eletricista de automóveis, mecânicos de automóveis e operador de processamento de frutas e hortaliças/grãos e cereais. Os formadores retornam a Moçambique para continuar demais atividades do projeto, que tem previsão de término em julho de 2021.

Sobre o projeto
O Projeto para Fortalecimento do Sistema de Formação Profissional em Moçambique surgiu por meio da JICA, que representa o governo nipônico e foi responsável pela articulação. Em parceria com o governo de Moçambique, eles solicitaram o auxílio do Brasil, também falante de língua portuguesa. O SENAI Ceará foi selecionado pelo SENAI nacional e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) após apresentar os projetos mais representativos dentro das áreas de conhecimento. O projeto foi iniciado em 2017.

Três cidades moçambicanas são atendidas pelo projeto: a capital Maputo, Nampula e Nacala. Dois contratos já foram firmados, um de US$ 300 mil, que serão pagos pelo governo de Moçambique e outro de US$ 3,5 milhões, financiado pela JICA. O analista educacional Jonas Rolim ficará no país e será o representante da unidade de educação do SENAI Ceará em Moçambique.

Sobre o SENAI Ceará
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Ceará tem a missão de contribuir para o aumento da produtividade do trabalhador e para o incremento da competitividade da indústria do Estado do Ceará. O SENAI faz parte do Sistema FIEC, junto com o Serviço Social da Indústria – SESI Ceará, o Instituto Euvaldo Lodi – IEL Ceará e o Centro Internacional de Negócios.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA