Produção industrial e intenção de investimentos cearenses registram alta

A Sondagem Industrial de outubro, realizada pelo Observatório da Indústria da FIEC, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria – CNI, revela sinais de crescimento da atividade industrial do Ceará e expectativas otimistas para os próximos seis meses, com destaque para a intenção de investimentos produtivos. De acordo com o documento, em outubro, a indústria cearense registrou alta da produção ao alcançar 55 pontos, movimento esperado para os meses de outubro e novembro, nos quais o setor industrial expande a produção em vista às vendas do final de ano.

A Utilização da Capacidade Instalada alcançou 48,3 pontos, o maior valor registrado desde novembro do ano passado, indicando que o setor industrial operou com capacidade próxima ao patamar usual para o mês de outubro. Também em consonância com o aquecimento da atividade industrial, nota-se leve acréscimo no quadro de funcionários da indústria cearense, a qual obteve o maior valor observado
desde outubro do ano passado: índice de 51,5 pontos.

Por fim, os estoques de bens industriais situaram-se um pouco abaixo do patamar planejado para o mês, com registro de 49,2 pontos. No que concerne às expectativas, os industriais cearenses
apresentam projeções de crescimento para a demanda, a compra de matérias-primas e as exportações de manufaturados ao longo dos próximos seis meses. No entanto, não há sinalização para acréscimos no pessoal empregado no setor industrial cearense para o mesmo período em questão.

Já a intenção de investimentos produtivos do Ceará também registrou alta em novembro ao alcançar 61,2 pontos, correspondendo a um acréscimo de 2,7 pontos ante outubro. O valor é o segundo maior nos últimos quatro anos e reflete o aumento da confiança dos industriais, abordado pelo Índice de Confiança do Empresariado Industrial (ICEI) cearense, o qual obteve alta de 6,5 pontos em novembro.

Confira o estudo completo AQUI.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA