Projeto ViraVida do SESI realiza formatura de 46 jovens, no Museu da Indústria

O Serviço Social da Indústria – SESI Ceará realiza na próxima quarta-feira (21/11) a formatura de 46 alunos do projeto ViraVida, no Museu da Indústria.

O projeto, criado pelo Conselho Nacional do SESI, atende adolescentes e jovens, entre 16 e 21 anos, em situação de vulnerabilidade social. Este ano, completou dez anos de atuação no Ceará.

Durante sua passagem pelo ViraVida, os alunos frequentam cotidianamente o SESI Ceará, e passam por um trabalho de desenvolvimento pessoal e profissional, com o objetivo de resgatar sua autoestima e garantir seu preparo para o mercado de trabalho. Oficinas de empreendedorismo, trajetória profissional e autoconhecimento estão entre as ações realizadas. Dos 46 formandos, metade já está empregada.

Para o coordenador pedagógico do ViraVida, Anderson Liberalino, um traço marcante dos participantes do projeto é a resiliência. “O que os faz virar a vida é justamente esse rótulo que a sociedade os impõe, como se eles não fossem trazer nenhum retorno positivo. Muitos jovens têm baixa escolaridade, convivem com o crime, e isso os marginaliza. Mas essa imposição traz vontade de mostrar que não é isso que eles são! O que faltava era oportunidade para que eles pudessem mostrar esse potencial”, enfatiza

Saiba mais

O Ceará foi escolhido para receber o piloto do projeto, em 2008, e hoje é referência nacional. No estado, mais de 800 jovens já passaram pelo ViraVida, que possui uma taxa de evasão de menos de 15%. Os cursos realizados combinam formação profissional e educação básica, com abordagem de temas como cidadania, saúde, doenças sexualmente transmissíveis, cuidados com o corpo, orçamento familiar e direitos, dentre outros. Para atenuar deficiências na formação escolar dos alunos, o projeto oferece, ainda, aulas de português e matemática.

O público do ViraVida é formado por meninas e meninos de famílias numerosas e de baixa renda, que residem nas periferias de Fortaleza e têm sua história de vida marcada por experiências dolorosas e pela falta de oportunidade. Para atingir esse público, o programa recebe o apoio de associações, ONGs e instituições conhecidas pelo atendimento a jovens com o perfil do programa.

Atualmente, o SESI Ceará possui uma parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), que insere os alunos do ViraVida no Projeto Primeiro Passo. De acordo com a idade e nível escolar, o jovem é oportunizado em uma das três linhas de ação: Jovem Aprendiz, Jovem Estagiário e Jovem Bolsista para conquistar sua primeira oportunidade no mercado de trabalho.

Os adolescentes e jovens são acompanhados por uma equipe multidisciplinar, com pedagogo, psicólogo e assistente social e o acompanhamento inclui as famílias dos beneficiados. Para harmonizar as relações no ambiente escolar, professores e alunos do programa constroem um acordo de convivência, cujas regras visam fortalecer a interação e a integração socioeducativa.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA