Embaixadora da República Tcheca no Brasil visita a FIEC

A presidente do Conselho Temático de Relações Internacionais da FIEC (Corin), Roseane Medeiros, recebeu nesta quarta-feira (14/11) a embaixadora da República Tcheca no Brasil, Sandra Lang Linkensederová. A diplomata estava acompanhada do ministro conselheiro de assuntos econômicos e comerciais da embaixada, Ondrej Kasina, e do cônsul da República Tcheca no Ceará, Ricardo Viana. Participaram também da reunião a gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Karina Frota, e a analista de comércio exterior da FIEC, Roberta Pinheiro.  

A presidente do Corin abriu a reunião dando as boas vindas e falando sobre o bom momento que o Ceará vive em função da chegada de grandes empresas, como a alemã Fraport, a holandesa Rotterdam, a africana Angola Cables e os coreanos da Dongkuk, acionistas da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), além dos hubs – aéreo, portuário e de telecomunicações. Os representantes da embaixada, por sua vez, traçaram um panorama da economia do país e delinearam um perfil da indústria tcheca, formada por empresas centenárias e de grande tradição.

Entre essas empresas, indústrias de automóveis que exportaram para o mundo mais de US$ 38 bilhões em veículos durante 2017. Também é forte o setor de alimentos e bebidas, especialmente as cervejas. A República Tcheca é um dos maiores exportadores de cervejas artesanais do mundo e nesse segmento pretendem alavancar as vendas para o Brasil.       

O comércio entre o Ceará e a República Tcheca se dá basicamente pela exportação de placas de aço. Em 2017, o estado exportou cerca de US$ 30 milhões ao país do leste europeu, sendo o estado que mais vendeu produtos siderúrgicos do Brasil para lá. Hoje, o Ceará ocupa o segundo lugar, logo atrás de São Paulo.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA