Joaquim Caracas conta experiências sobre inovação da Impacto Protensão

O engenheiro civil e sócio-gerente da Protensão Impacto, Joaquim Caracas, contou ontem (23/10), na Casa da Indústria, o case de sucesso da sua empresa em inovação. O evento foi promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) para disseminar a importância de práticas de inovação corporativa e da cultura da inovação com foco em resultados para as empresas. A coordenadora de Educação e Carreiras do IEL Ceará, Aurineli Freire, abriu o evento falando da expertise do IEL Ceará em gestão da inovação.

Caracas iniciou falando sobre sua trajetória empreendedora desde jovem e como aprendeu que a inovação é essencial para a sustentabilidade e o crescimento dos negócios. "Montei meu primeiro negócio aos 6, 7 anos. Com 15, entrei na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) mas não podia voar. Fiz engenharia, montei um negócio de pré-moldados e depois comecei a investir na Impacto", conta.

A Impacto Protensão é uma empresa de soluções integradas às construtoras, oferecendo múltiplos produtos e serviços além da protensão, como cimbramentos, fôrmas e módulos habitacionais, ampliando seu hall de clientes e desenvolvendo um mix de produtos de alta rentabilidade. A Impacto foi criada com a missão de aplicar e difundir, no Brasil, a técnica de protensão não aderente em estruturas, permitindo, assim, economia de concreto na construção civil. Para isso, foram necessárias parcerias com empresas norte americanas, como a ADAPT Corporation, maior especialista na utilização do concreto protendido.

Em 2013, após ter participado de uma rigorosa seleção de 10 meses, incluindo a fase final no Vale do Silício (USA), a Impacto foi aprovada como a primeira empresa Endeavor do Ceará. A partir daí, ela passou a contar uma extensa rede de executivos e empreendedores que ajudam a empresa estrategicamente e que auxiliam na expansão de seus negócios. Atualmente, a empresa acumula 21 patentes de produtos (6 concedidas e 15 em processo de aprovação) que envolvem, principalmente, materiais sustentáveis a ponto de substituir 85% da madeira utilizada nas obras por plástico reciclado. Além disso, trazem uma redução de custos de até 32% nas despesas com sua obra e proporcionam o uso de até 45% menos mão de obra.

Sobre o IEL Ceará
O Instituto Euvaldo Lodi – IEL Ceará tem a missão de proporcionar soluções para o desenvolvimento empresarial e de carreiras, contribuindo para a competitividade da indústria cearense.  O IEL faz parte do Sistema FIEC, junto com o Serviço Social da Indústria – SESI Ceará, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI Ceará e o Centro Internacional de Negócios. 

Conheça os serviços de Consultoria em Gestão da Inovação do IEL Ceará:

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA