Congresso discute cenário brasileiro da geração distribuída de energia

A superintendente do Sistema FIEC, Juliana Guimarães, representando o presidente da FIEC, Beto Studart, abriu hoje (24/10), no auditório do Sebrae, o 3º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída de Energia (CBGD). A FIEC, juntamente com o Sindienergia, é uma das co-organizadoras do evento, realizada pela Associação Brasileira de Geração Distribuída de Energia e o Grupo FRG – Mídias e Eventos. Durante sua fala, Juliana destacou os benefícios da geração distribuída de energia, desde a redução de custos de energia elétrica para os consumidores, bem como a contribuição para sustentabilidade ambiental, além da diversificação da matriz energética.

Ela lembrou que MegaWatt de geração distribuída de energia instalado proporciona a criação de mais de 30 empregos, e cerca de R$ 5 milhões em investimentos. "Como já temos no Brasil mais de 500 MW instalados, podemos concluir que já foram criados mais de R$ 2,5 bilhões em investimentos, e mais de 15 mil empregos. Portanto, no país que se prepara para o retorno ao crescimento e ao desenvolvimento, a geração distribuída traz boas perspectivas". Segundo a superintendente do sistema FIEC, "hoje, quase 59 mil consumidores já estão gerando sua própria energia, correspondendo a 519 MW de potência instalada. Os números são pequenos se comparamos a outros países com mais de um milhão de consumidores gerando sua própria energia, como Alemanha, Austrália ou Estados Unidos. Porém, são dados bastante animadores, pela velocidade do crescimento, superior a 100% anual".

O CBGD tem como objetivo discutir o atual cenário da geração distribuída com fontes renováveis de energias na matriz elétrica brasileira, sob o enfoque de oportunidades de negócios, barreiras regulatórias, impedimentos jurídicos, tecnologias inovadoras, novos entrantes e perspectivas de crescimento. Além disso, contará com a presença das principais empresas atuantes no setor, para compartilhar e discutir soluções tecnológicas, procedimentos comerciais, estratégias de mercado e informações que impulsionem o crescimento desse segmento no país. O encontro acontece até quinta-feira, no parque de exposições do Sebrae, localizado à avenida Monsenhor Tabosa, 777, na Praia de Iracema.

Mais informações no site do evento  e a programação completa você confere aqui.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA