Energia solar fotovoltaica é a fonte renovável que mais gera emprego no mundo

A capacidade instalada em energia solar fotovoltaica no mundo bateu a marca de 400 gigawatts e é uma das que mais crescem no planeta. Embora não seja a maior fonte de energia renovável em geração de energia elétrica, é a que mais gera empregos. Um terço dos empregos oriundos de energias renováveis são de negócios ligados a essa fonte, o que representa um total de 3,4 milhões de pessoas empregadas em projetos de energia solar em todo o mundo. 

Os dados foram apresentados pelo presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Rodrigo Lopes Sauaia, na 21ª edição do Café com Energia nesta sexta-feira (19/10), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Comemorando a boa notícia em relação à geração de empregos, o presidente da entidade destacou o valor agregado que esse tipo de energia traz. “A solar fotovoltaica é muito mais que só energia elétrica. Ela gera emprego, atrai investimento e desenvolve a indústria e suas cadeias produtivas agregando alto conteúdo tecnológico. Sem falar nos benefícios ambientais, dada a baixa emissão de gases e a não utilização de água, o que para o Nordeste é um grande benefício”, ressaltou.

Sauaia explicou que a expansão de investimentos na área é motivada pela redução de preço. “A tecnologia solar fotovoltaica que já se barateou 200 vezes em 40 anos vai continuar reduzindo seu preço tão forte que vai se tornar a fonte mais barata de energia do planeta até 2025, dependendo da região do mundo. Tem tudo para dominar o mercado”, acredita. 

Em relação ao Brasil, o país encontra-se na 32ª posição em volume instalado, porém em 2017 foi o 10º que mais instalou esse tipo de energia, o que sugere, segundo o especialista, que há uma forte tendência de crescimento. O Ceará, por sua vez, perdeu duas posições no ranking brasileiro de geração distribuída, ocupando atualmente o sexto lugar.   

“O Brasil tem um potencial solar de excelente qualidade, dentre os maiores do planeta. O Nordeste se destaca, em especial o Ceará. O Atlas Eólico e Solar, que está em elaboração, pode contribuir para atração de investimentos para o estado e alavancar o setor”, disse.

Na abertura do Café com Energia, o presidente do Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia), Benildo Aguiar, afirmou que a elaboração do Atlas Solar e Eólico está em estágio avançado. Benildo também convidou a plateia a participar nos próximos dias 24 e 25 de outubro do 3º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída, que será realizado no hotel Praia Centro, com a parceria do Sebrae e da FIEC.

Participaram desta edição do Café com Debate o gerente do Observatório da Indústria, Guilherme Muchale, que apresentou o Observatório, inaugurado em 9/10, e o secretário de Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno. 

Sobre o Café com Energia
O Café com Energia é uma iniciativa da FIEC, através do Núcleo de Energia, promovido conjuntamente com a All About Eventos, responsável pela All About Energy. Conta com apoio do Sindienergia e NE Soluções, além do patrocínio do Sebrae e Banco do Nordeste.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA