Equipe de inovação do SENAI Cimatec visita Sistema FIEC e empresas cearenses

Equipe de inovação do SENAI Cimatec, uma instituição de ensino e pesquisa do Sistema Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) participou ontem (10/10), de reuniões e visitas no Sistema FIEC e em empresas cearenses. Participaram da programação o diretor do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; o presidente do Sindialimentos, sindicato filiado à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), André Siqueira; e o gerente de inovação do Sistema FIEC, Pablo Padilha. Vieram ao Ceará o gerente de novos negócios do SENAI Cimatec, Silmar Baptista Nunes, e a gerente de alimentos e bebidas, Tatiana Nery.

Durante o dia, a equipe esteve nas empresas Fosfatec e Agromix visando implantação de tecnologias RFID (uso de radiofrequência) para rastreabilidade, controle de produção, estoque e expedição. Na sequência, visitaram o SENAI Maracanaú e o Centro de Excelência em Inovação (CEI) do Sistema FIEC, visando cooperação com o SENAI Cimatec. Em seguida, participaram de reuniões com empresários e a noite apresentaram o SENAI Cimatec a associados do Sindialimentos e a parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) para o desenvolvimento de projetos de inovação.

A reunião da noite foi aberta pelo diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), Paulo André Holanda, que colocou o SENAI Ceará a disposição dos empresários associados ao sindicato para buscar tecnologias no SENAI Cimatec e desenvolver projetos.

O gerente de novos negócios do SENAI Cimatec, Silmar Baptista Nunes, apresentou a instituição e a linha de atuação da pesquisa em alimentos para o desenvolvimento de inovação nas empresas, focando em como alavancar essa área com o uso de recursos não reembolsáveis.

O Cimatec é formado por Centro Tecnológico, Centro Universitário e Educação profissional, atuando num modelo integrado no desenvolvimento de projetos de alta complexidade e envolvimento de estudantes de ensino técnico, pesquisa aplicada e profissionais de ensino superior, passando por toda as fases de um projeto, com soluções completas do planejamento à execução. A FIEB conta com três Institutos SENAI de Inovação, nas áreas de automação, logística e conformação e união de materiais.

Para viabilizar financeiramente os projetos, o Cimatec mantém parceria com instituições como Sebrae, Anel Energia, Fundação de Amparo a Pesquisa da Bahia e, principalmente, Embrapii. De acordo com Silmar, a Embrapii é uma parceira importante e oferece boas condições, como velocidade na liberação de recursos, negociação com empresas e contratação dos projetos de forma simplificada, prestação de conta desburocratizada para a empresa e gerenciamento da execução dos projetos pelo PMO Cimatec.

Saiba mais

O SENAI Cimatec tem forte atuação em PD&I, operando projetos de pesquisa de alto impacto nacional e internacional e apoiando as empresas de diferentes regiões do Brasil, realizando, inclusive, em muitos casos, transferência de tecnologia no desenvolvimento de produtos e processos.

      

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA