FIEC presente na posse do presidente da Embrapa

O novo presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Sebastião Barbosa, tomou posse nesta quarta-feira (10), em cerimônia realizada no Palácio do Planalto. Em seu discurso, ele exaltou a atuação da empresa como impulsionadora de inovação e tecnologia no campo. Enfatizou que o Brasil exporta não apenas comida e fibra, mas tecnologia e produtos e que, por isso, o País continuará a ter papel importante na segurança alimentar global. Ele também destacou o trabalho de inovação implementado no Cerrado, "considerado uma das maiores contribuições da Embrapa”, afirmou.

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) esteve representada na solenidae pelo chefe de gabinete e relações institucionais Sérgio Lopes; Bessa Júnior, presidente do Conselho Temático de Agronegócio; e pelos presidentes do Sindalgodão e Sindióleo, respectivamente, Marcos Montenegro e Airton Carneiro.

Para o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, a Embrapa também foi fundamental para que o País pudesse ampliar a produção e as exportações. “Espero eu que possamos comemorar US$ 100 bilhões exportados a partir do campo, das mãos dos agricultores”, disse. “É uma marca que perseguimos há anos e já estamos com US$ 98 bilhões vendidos ao exterior”, comemorou.

O presidente da República, Michel Temer, que também participou da posse, lembrou que o agronegócio tem papel importante na economia brasileira e que a Embrapa ajudou a desenvolver tecnologias que ampliaram a produtividade no campo e impulsionaram as exportações do País. Ele relatou que as previsões para o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano mostram um crescimento entre 1,3% e 1,6% e atribuiu parte desse desempenho à agropecuária. “Isso se deve em boa parte aos vários setores, mas mais uma vez reitero que se deve em grande parte ao agronegócio brasileiro, que é reconhecido internacionalmente”, afirmou.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA