Especialistas definem perfis profissionais do futuro de turismo e economia criativa

O Núcleo de Economia e Estratégia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) realizou nesta terça-feira (25/9) o Painel de Especialistas do projeto Perfis Profissionais para o Futuro da Indústria Cearense dos setores de Turismo e Economia Criativa. O evento reuniu representantes da academia, governo, terceiro setor, instituições parceiras e empresas. O projeto é uma continuidade do Programa para Desenvolvimento da Indústria e visa identificar os perfis profissionais que deverão ser demandados pela indústria cearense no horizonte temporal de 2035 com o propósito de impulsionar o processo de desenvolvimento industrial, induzindo a competitividade por meio da antecipação da demanda por formação profissional. 

A partir de um estudo de tendências sociais e tecnológicas identificadas para os setores, foi feita uma proposta de perfis profissionais relacionados a essas tendências. Os especialistas discutiram esses perfis propostos e, por meio de perguntas e reflexões, foram guiados a definir consensualmente uma lista mais refinada de perfis para os setores. A ideia é que esses perfis profissionais elencados apontem conjuntos de competências complementares e afins que o profissional do futuro deverá possuir para realizar atividades atualmente inexistentes, embrionárias ou deficitárias. Ao final, será produzida uma publicação com os perfis identificados.   

“Nosso objetivo é transformar o capital humano em diferencial do Ceará, ajudando, por exemplo, o currículo de escolas técnicas e profissionalizantes, de cursos e graduação e pós-graduação à demanda do mercado. Como consequência disso, teremos uma indústria mais produtiva, competitiva e estratégica em áreas dinâmicas, em que o empreendedorismo também será muito favorecido”, diz o gerente do Núcleo de Economia e Estratégia da FIEC, Guilherme Muchale.

O próximo painel de especialistas do projeto será o da Indústria Agroalimentar, que ocorrerá na Casa da Indústria em 27 de setembro.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA