Suíça ampliará oportunidades de negócios em energias renováveis

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu nesta quinta-feira (20/9) o embaixador da Suíça no Brasil, Andrea Semadeni, e comitiva para uma reunião de apresentação e promoção do país alpino, com o objetivo de estreitar laços econômico-comerciais com o Ceará. O encontro foi ciceroneado pela presidente do Conselho Temático de Relações Internacionais da FIEC (Corin), Roseane Medeiros, e contou com a participação de empresários, especialistas de diversas áreas e representantes de órgãos públicos. O evento foi articulado pelo Centro Internacional de Negócios da FIEC.     

Roseane Medeiros ressaltou os valores e potenciais econômicos da Suíça e afirmou que o país precisa intensificar as relações comerciais com o Brasil, em especial com o Ceará. Para isso, apresentou a FIEC como uma entidade capaz de mediar e facilitar o encontro entre investidores e oportunidades de investimentos, através do Centro Internacional de Negócios. “Para nós, será de grande importância ter a Suíça, um país tão inovador, como parceiro comercial. O Ceará é um lugar de oportunidades, especialmente em energias renováveis, área de interesse dos suíços”, destacou.

O embaixador Andrea Semadeni apresentou um panorama das relações da Suíça com o Brasil, lembrando que o primeiro consulado do país foi aberto há cerca de 200 anos no Rio de Janeiro. Segundo ele, hoje em dia, a Suíça tem uma forte presença diplomática no Brasil, o que demonstra a importância brasileira e do Mercosul para o país europeu. O embaixador também demonstrou a necessidade de Brasil e Suíça firmarem acordos para evitar bitributação, acordo de livre comércio e de proteção de investimentos, como forma de modernizar e fortalecer as relações bilaterais comerciais. 

Energias renováveis

Com cerca de oito milhões de habitantes, a Suíça tem uma área 3,5 vezes menor que a do Ceará e um PIB 17 vezes maior. Segundo o diretor da Swiss Business Hub Brasil, órgão oficial da embaixada da Suíça responsável pela atração de investimentos, Philippe Praz, os setores industriais mais fortes do país são o farmacêutico, químico, mecânico eletrônico e a biotecnologia. Ele destacou, durante o encontro na FIEC, que o setor de energias renováveis está despontando no país e há uma grande tendência de crescimento já que o governo pretende substituir a produção de energia nuclear, que atualmente corresponde a 35% do total do país, por energias renováveis, como solar e eólica.

O evento teve também apresentações sobre o potencial do Ceará para investidores estrangeiros, realizado pelo Governo do Estado, e do Centro de Excelência em Inovação do Sistema FIEC. 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA