SESI Pecém divulga campanha Setembro Amarelo entre trabalhadores da Companhia Siderúrgica do Pecém

A equipe do SESI Pecém se mobilizou para divulgar a campanha Setembro Amarelo entre os trabalhadores da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), no dia 17/9, com ações educativas sobre prevenção de suicídio.

Criada pelo Centro de Valorização da Vida, o Setembro Amarelo é uma campanha idealizada para trazer o diálogo sobre o suicídio para a sociedade. Desde 2015, o movimento conta com o engajamento de diversas instituições, entre elas o SESI Ceará, que oferta palestras e oficinas sobre saúde e prevenção de doenças, com o objetivo de ensinar a gerenciar os fatores psicossociais no contexto do trabalho, desenvolvendo estratégias de enfrentamento aos riscos de adoecimento.

A Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) alerta que o suicídio é responsável por uma morte a cada 40 segundos no mundo e é a segunda principal causa de morte entre as pessoas de 15 a 29 anos de idade.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano. Desse número, aproximadamente 65 mil casos acontecem anualmente em todo o continente americano. No Brasil, de acordo com a cartilha do Ministério da Saúde, cerca de 11 mil pessoas tiram a própria vida por ano.

Informações do CVV também alertam que 90% dos suicídios poderia ser evitado com ajuda psicológica. A maioria deles é causada por doenças mentais que não são tratadas porque muita gente nem sabe que precisa de tratamento. Aproximadamente 60% das pessoas que morrem por suicídio não buscam ajuda.

O Serviço Social da Indústria – SESI Ceará tem a missão de contribuir para o aumento da produtividade do trabalhador e para o incremento da competitividade da indústria do Estado do Ceará, por meio de soluções em saúde, qualidade de vida e educação. O SESI faz parte do Sistema FIEC, junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Ceará, o Instituto Euvaldo Lodi – IEL Ceará e o Centro Internacional de Negócios.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA