Beto Studart e Henry Campos assinam convênio para construção de foguete espacial

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Beto Studart, e o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Henry Campos, assinam nesta terça-feira (18/9), às 9h, na sede da FIEC, convênio para construção de um foguete de propulsão híbrida denominado HERMES-1, que deverá ser lançado no Centro de Lançamento Barreira do Inferno (CLBI), localizado em Parnamirim (RN). Intitulada “Missão Dragão do Mar”, essa é uma parceria inédita no Brasil e prevê a participação dos alunos dos cursos técnicos em mecânica, automação, mecatrônica e soldagem do SENAI Ceará, sob a supervisão dos professores e especialistas técnicos da instituição.

A parceria entre o SENAI Ceará e a UFC, através do Grupo de Desenvolvimento Aeroespacial (GDAe) coordenado pelo professor Claus Wehmann, começou a ser detalhada no ano passado e prevê a interação e colaboração tecnológica entre as duas entidades, ficando a UFC responsável por todo o desenvolvimento de pesquisa e engenharia e o SENAI pela execução e construção colaborativa de todas as peças para compor o foguete. O objetivo é desenvolver habilidades nos alunos participantes, preparando-os para ingressar no mercado de trabalho. Os estudantes estarão envolvidos em todas as etapas do projeto, desde a concepção até o lançamento.  

Sobre o SENAI Ceará
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Ceará tem a missão de contribuir para o aumento da produtividade do trabalhador e para o incremento da competitividade da indústria do Estado do Ceará. O SENAI faz parte do Sistema FIEC, junto com o Serviço Social da Indústria – SESI Ceará, o Instituto Euvaldo Lodi – IEL Ceará e o Centro Internacional de Negócios.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA