Programa "Conhecendo a Indústria" debate políticas de desenvolvimento regional

Representantes de instituições do poder executivo e do legislativo participaram hoje (13/9), na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), de encontro como parte do Programa Conhecendo a Indústria, criado pela Confederação Nacional da Indústria com o propósito de apresentar o Sistema Indústria e unidades fabris, bem como os processos e rotinas do “chão de fábrica” aos representantes destes poderes. No Ceará, durante dois dias, o grupo, composto por membros do Ministério da Integração, BNB, Sudene, CGU, BNDES, MDIC, da Câmara dos Deputados, da Associação Nordeste Forte e de federações de indústria do Nordeste, conhecerá empresas e discutirá políticas voltadas ao desenvolvimento do Estado e da região Nordeste.

Ontem pela manhã, a programação aconteceu na Casa da Indústria, onde houve uma discussão sobre as políticas de financiamento público para o desenvolvimento econômico do Nordeste. Na ocasião, o consultor da FIEC e ex-constituinte, Firmo de Castro, fez uma explanação sobre o tema, destacando os aspectos que levaram muitas empresas da região a serem o que são hoje, graças a esses instrumentos. Ele ressaltou, todavia, que atualmente o momento pode ser entendido como extremamente grave, em vista de não haver por parte do poder executivo, uma definição objetiva sobre como resolver os problemas das desigualdades regionais.

Para o ex-parlamentar, é um erro achar-se que a questão das desigualdades é meramente regional, quando na verdade, a questão é federativa. Firmo de Castro afirmou ainda que é preciso que haja uma grande mobilização em torno do desenvolvimento do país, para que se possa pensar de fato em solução para o problema das desigualdades. O consultor da FIEC também mostrou-se preocupado em relação ao que se pode esperar do país já a partir do próximo ano, tendo em vista a indefinição à respeito do processo eleitoral.

Logo após o debate na FIEC, o grupo fez uma visita a fábrica da Grendene, localizada na Barra do Ceará. Na quinta-feira, a programação do encontro prevê visitas às empresas Cerbras e Durametal, e ao Centro de Excelência em Inovação do SENAI (CEI), localizado em Maracanaú, na região metropolitana de Fortaleza. 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA