Assinada ordem de serviço para a construção do Polo Metalmecânico do Vale do Jaguaribe

A ordem de serviço para a execução das obras do Polo Multissetorial Metalmecânico do Vale do Jaguaribe foi assinada nesta quinta-feira, com a participação do presidente do Simec, Sampaio Filho. O empreendimento, localizado em uma área de 85,9 hectares, à margem da BR 116 (entroncamento com a BR 437), no município de Tabuleiro do Norte, será responsável por concentrar e impulsionar a assistência aos serviços automotivos de carga pesada e a produção industrial do setor na fabricação de insumos, como peças, ferramentas, máquinas e equipamentos, para os diversos setores produtivos de toda a região, com destaque para fruticultura, extrativismo, laticínio, apicultura e piscicultura.

O Polo, em sua concepção e efetivação, é um projeto do Governo do Ceará, através da Companhia de Desenvolvimento do Ceará (Codece), vinculada da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), em parceria com a Secretaria das Cidades, responsável pela execução da obra. 

Neste momento, Codece, Secretaria das Cidades e Prefeitura de Tabuleiro do Norte discutem o Plano Diretor do município, fazendo o mapeamento e diagnóstico dos negócios existentes a serem redirecionados para o Polo e a elaboração de um modelo de gestão para a área.

O projeto contempla três fases. São elas:
•          1ª Fase: Polo de Serviços: apoio ao caminhoneiro, aproximadamente 19 hectares. As obras de infraestrura básica (entorno) da 1ª fase do Polo estão a cargo da Secretaria das Cidades.
•          2ª Fase: Expansão para atração de Indústrias: ao norte da 1ª fase, com aproximadamente, 20 hectares.
•          3ª Fase: Expansão do Polo de Serviços e Indústrias e construção de Terminal Rodoviário Regional: ao sul da 1ª fase, aproximadamente de 22 hectares.O Polo será construído em área declarada de Utilidade Pública para Fins de Desapropriação, conforme Decreto Estadual n° 32.206, de 24 de abril de 2017, publicada no Diário Oficial do Estado em 25 de abril de 2017.

Na etapa inicial, a intenção é desenvolver o setor de serviços do Polo, ou seja, a cadeia de serviços associados a manutenção automotiva pesada (caminhões) que existem e os que trafegam na região. Dentre outros aspectos, também vai melhorar a mobilidade na cidade para redirecionar a circulação os caminhões do núcleo urbano para uma área específica e adequada para os serviços.

Após a estruturação e entrega do equipamento, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará (Simec), ligado à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), ofertará cursos, capacitações e atendimento técnico específico para o empreendimentos  instalados.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA