China é o principal parceiro de Tianguá no comércio exterior

Apesar de não ter realizado exportações nos últimos três anos, o município de Tianguá, localizado na região da Serra da Ibiapaba, ocupou uma posição de destaque nas importações cearenses no primeiro trimestre de 2018. Os dados são do estudo Análise do Comércio Exterior dos Municípios Cearenses, elaborado pelo Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

Mesmo com uma queda superior a 30% entre o período avaliado, Tianguá importou US$ 7,9 milhões, garantindo a 12ª posição no ranking dos municípios importadores cearenses. A China é o único parceiro comercial do município, com tudo que é importado vindo daquele país asiático. Os principais subsetores importadores da cidade são os de peças para a produção de motocicletas, insumos esses, utilizados para o abastecimento das fábricas situadas no município. Destaque para o subsetor de bombas para líquidos, que apresentou crescimento de 146,2%.

O PIB a preços correntes de Tianguá, contabilizado pelo IBGE em 2015, chegou à marca de R$ 967,1 milhões, sendo 74% desse total englobado pelo setor de serviços. A indústria abarca 13% do produto, enquanto o setor primário cerca de 12%. A indústria de fabricação de motocicletas é destaque na economia do município.

Confira o estudo completo AQUI.


Sobre o CIN

O Centro Internacional de Negócios auxilia as empresas na inserção no mercado internacional, promovendo a cultura exportadora no Estado do Ceará. O CIN faz parte da Federação das Indústrias do Estado do Ceará - FIEC, que junto com Serviço Social da Indústria - SESI Ceará, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI Ceará e Instituto Euvaldo Lodi - IEL Ceará formam o Sistema FIEC.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA