Superintendente da ANEEL fala sobre a Resolução 482/12 no Café com Energia

O Café com Energia recebeu nesta sexta-feira (24/8) o superintendente de regulação dos serviços de distribuição da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Carlos Alberto Calixto Mattar. Ele apresentou um panorama do cenário atual em relação à geração distribuída no Brasil e informou que mais de cem novos sistemas são conectados por dia no país, sendo a maioria deles de energia solar fotovoltaica. O superintendente trouxe ainda dados de pesquisa realizada com consumidores em micro ou minigeração e falou sobre o aprimoramento das regras vigentes, apresentando cronograma de revisão da Resolução 482/12 que trata da geração distribuída. 

“Na revisão da regulamentação não estamos prevendo nenhuma alteração radical. Há estabilidade e segurança quanto a isso. Já tivemos dois votos da diretoria colegiada da ANEEL quando da aprovação da primeira versão da Resolução 482 em 2012 e na sua revisão em 2015. Portanto, quem entrou nessa regra fica nessa regra. Quem entrar na nova regra fica na nova regra. Até mesmo na nova regra haverá prazo para se adaptar. Isso é importante para o mercado e para que possamos continuar tendo a geração distribuída como atrativo importante para o desenvolvimento energético do Brasil”, afirmou.

Desde 17 de abril de 2012, quando entrou em vigor a Resolução Normativa ANEEL nº 482/2012, o consumidor brasileiro pode gerar sua própria energia elétrica a partir de fontes renováveis ou cogeração qualificada e inclusive fornecer o excedente para a rede de distribuição de sua localidade. Trata-se da micro e da minigeração distribuídas de energia elétrica, inovações que podem aliar economia financeira, consciência socioambiental e autossustentabilidade.

Após a explanação do superintendente da ANEEL, foi aberta uma rodada de perguntas em que os participantes puderam tirar dúvidas e encaminhar sugestões. O Café com Energia é uma realização da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), através do Núcleo de Energia, do Sindienergia e da All About Eventos. Acontece mensalmente e debate temas relevantes para o setor.

Certificação de montador
Na abertura do evento, o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Ceará, Paulo André Holanda, apresentou o portfólio da instituição na área de energia destacando o novo serviço de certificação de montador de sistemas fotovoltaicos. A certificação consiste na aplicação de exame teórico e exame prático, com validade nacional de 36 meses. O centro de certificação ficará localizado na unidade do SENAI Ceará da Barra do Ceará. Outras informações no site do SENAI Ceará

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA