ESocial é tema de debate no Centro Integrado SESI SENAI Sobral

O Centro Integrado SESI SENAI Sobral recebeu hoje (22/8) um debate sobre o impacto do eSocial para as áreas de saúde e segurança do trabalho, com profissionais da contabilidade, estudantes e pessoas interessadas no assunto. O evento é uma produção do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará (CRCCE) e Sistema FIEC, por meio do Serviço Social da Indústria - SESI Ceará. Os palestrantes foram o médico do trabalho, Alexandre de Lima Santos, e o engenheiro especialista em Segurança do Trabalho, Luiz Sérgio Nocrato.

Em relação à Medicina do Trabalho, o eSocial irá organizar as informações dos Programais Legais (PPRA, PCMSO), entre outros pontos, de acordo com Alexandre de Lima. O evento foi um alinhamento técnico sobre o que é o eSocial na área de SST.

Saiba mais
O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) é um projeto do Governo Federal, instituído pelo Decreto nº8.373/2014, que unifica o fornecimento de informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais relativas à contratação e à utilização de mão de obra por todas as empresas, independente de seu porte ou natureza jurídica.

Com o uso dessa plataforma digital, haverá o registro contínuo de tudo o que acontece com o trabalhador dentro da empresa – desde sua admissão até seu desligamento. Ao mesmo tempo, será adicionado a esse enorme banco de dados todo e qualquer evento relacionado à movimentação dos trabalhadores, em termos trabalhistas e previdenciários. Os fatos passam a ser cadastrados em um único lugar, chamado Ambiente Nacional, preparado pelo governo federal.

O objetivo do eSocial é simplificar e organizar a qualidade das informações sobre os registros laborais do empregado, independentemente da forma de contratação. Ao unificar tudo em uma só base de dados, o sistema impacta a gestão das relações de trabalho, em todos os níveis e para todos os empregadores e empregados. Os dados inseridos abrangem mudanças de cargo, alterações de salário, acidentes de trabalho e licença médica, entre outros.

Em Juazeiro do Norte
Depois de Sobral, é a vez de Juazeiro do Norte discutir o impacto do e-Social nas áreas de Saúde e Segurança do Trabalho, promovida pelo Sistema FIEC, por meio do SESI Ceará, em parceria com o CRC-CE. O evento será na segunda-feira (27) e contará com a participação do médico do trabalho, Alexandre de Lima Santos, e do engenheiro especialista em Segurança do Trabalho, Luiz Sérgio Nocrato.

Serviço
Data: 27 de agosto
Horário: 19h
Local: Faculdade de Juazeiro do Norte (R. São Francisco, 1224)

Inscrições e informações:
Delegacia do CRC-CE em Juazeiro do Norte
Delegado: Dairton Pinheiro
Telefones: (88) 99904 9788 / 3572 4723
E-mail: del.juazeiro@crc-ce.org.br
Investimento: 2kg de alimentos

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA