SENAI Ceará capacita docentes moçambicanos em mais uma etapa do projeto JICA/Moçambique

Dezoito docentes moçambicanos vieram ao Ceará para mais uma etapa do Projeto para Fortalecimento do Sistema de Formação Profissional em Moçambique, executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará). Nesta segunda-feira (20/8), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), eles participaram da solenidade marco dessa etapa em que serão capacitados técnica e profissionalmente por gerentes, coordenadores e instrutores do SENAI Ceará em quatro áreas: construção civil, mecânica automotiva, soldagem e processamento de alimentos.

Essa etapa terá duração de quatro meses e os moçambicanos receberão treinamento in loco nas unidades do SENAI Ceará localizadas em Fortaleza. A ideia é que eles se tornem multiplicadores do conhecimento adquirido no Ceará em Moçambique, nas escolas profissionalizantes do país, conforme explicou o diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, em sua fala durante a solenidade. “Da mesma forma que estamos mudando nosso cenário educacional, contribuindo com as grandes indústrias, vocês também contribuirão com o país de vocês para ele seja mais competitivo no cenário internacional”, disse aos moçambicanos.

A gerente da Unidade de Educação do SESI/SENAI, Sônia Parente, lembrou que o projeto vem sendo realizado há cerca de um ano e várias equipes da unidade já foram à Moçambique e em uma oportunidade, em painel de especialistas, os educadores moçambicanos puderam apontar as competências e habilidades que eles desejem aperfeiçoar para que a educação profissional de Moçambique avance. “Aqui eles terão a oportunidade de verificar, aperfeiçoar e intercambiar com os nossos instrutores as capacidades, habilidades e o que mais for importante desenvolver em Moçambique”, explicou.      

O Projeto para Fortalecimento do Sistema de Formação Profissional em Moçambique surgiu por meio da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA), que representa o governo nipônico e foi responsável pela articulação. Em parceria com o governo de Moçambique, eles solicitaram o auxílio do Brasil, também falante de língua portuguesa. O SENAI Ceará foi selecionado pelo SENAI nacional e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) após apresentar os projetos mais representativos dentro das áreas de conhecimento. O projeto foi iniciado em 2017.

Três cidades moçambicanas são atendidas pelo projeto: a capital Maputo, Nampula e Nacala. Dois contratos já foram firmados, um de US$ 300 mil, que serão pagos pelo governo de Moçambique e outro de US$ 3,5 milhões, financiado pela JICA. O analista educacional Jonas Rolim ficará no país e será o representante da unidade de educação do SENAI Ceará em Moçambique.

Sobre o SENAI Ceará
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Ceará tem a missão de contribuir para o aumento da produtividade do trabalhador e para o incremento da competitividade da indústria do Estado do Ceará. O SENAI faz parte do Sistema FIEC, junto com o Serviço Social da Indústria – SESI Ceará, o Instituto Euvaldo Lodi – IEL Ceará e o Centro Internacional de Negócios.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA