SENAI Ceará inicia nova fase de projeto de Formação Profissional com Moçambique

Uma nova fase do Projeto para Fortalecimento do Sistema de Formação Profissional em Moçambique, executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), terá início na segunda-feira (20/8). Dezoito profissionais moçambicanos estarão na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e depois estarão por quatro meses nas unidades da Barra do Ceará, Maracanaú e Jacarecanga para capacitação nas áreas de construção civil, mecânica automotiva, alimentos e soldagem. A ação tem apoio do SENAI nacional, da organização japonesa JICA e do governo moçambicano.

O projeto em Moçambique surgiu por meio da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA), que representa o governo nipônico e foi responsável pela articulação. Em parceria com o governo de Moçambique, eles solicitaram o auxílio do Brasil, também falante de língua portuguesa. O SENAI Ceará foi selecionado pelo SENAI nacional e pela Confederação Nacional da Indústria(CNI) após apresentar os projetos mais representativos dentro das áreas de conhecimento. O projeto foi iniciado em 2017.

Três cidades moçambicanas são atendidas pelo projeto: a capital Maputo, Nampula e Nacala. Dois contratos já foram firmados, um de US$ 300 mil, que serão pagos pelo governo de Moçambique e outro de US$ 3,5 milhões, financiado pela JICA. O analista educacional Jonas Rolim ficará no país e será o representante da unidade de educação do SENAI Ceará em Moçambique.

Sobre o SENAI Ceará
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Ceará tem a missão de contribuir para o aumento da produtividade do trabalhador e para o incremento da competitividade da indústria do Estado do Ceará. O SENAI faz parte do Sistema FIEC, junto com o Serviço Social da Indústria – SESI Ceará, o Instituto Euvaldo Lodi – IEL Ceará e o Centro Internacional de Negócios. 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA