Abertas inscrições para o maior evento de inovação da construção civil

Já estão abertas as inscrições para a terceira edição do Inovaconstruir Experience. A iniciativa é do Sindicato das Construtoras do Estado do Ceará (Sinduscon-CE), filiado à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), e busca potencializar o desenvolvimento do setor da construção civil por meio da inovação. Marcado para os dias 04 e 05 de outubro, no Teatro do Shopping RioMar Fortaleza, o Inovaconstruir Experience é o maior evento de inovação destinado a todos os profissionais do setor da construção civil, empresários, estudantes, pesquisadores, startups, fornecedores e investidores.

Na programação, cerca de 20 palestras nacionais e internacionais, focadas em cases sobre inovações em materiais, sistemas construtivos, tecnologias e métodos de gestão para as empresas, a exemplo do case que apresenta os detalhes da construção do World Trade Center, complexo de torres mais alto dos Estados Unidos, em conversa a ser conduzida por Dara Mcquillan e Mike Marcucci, da equipe de marketing do complexo; e o da Torre Allianz, projeto da Arup Itália que emprega o bem-sucedido conceito de “sistema modular”, que pode ser repetido de forma infinita, materializando a ideia de arranha-céu sem limite. Na condução, o engenheiro e diretor da Arup Itália, Luca Buzzoni.

“O Inovaconstruir foi criado há três anos para proporcionar o intercâmbio dos players nacionais do setor da construção com as mais modernas técnicas construtivas em destaque no mundo, disseminar a adoção de práticas inovadoras e, assim, promover a modernização da indústria da construção brasileira”, afirma o presidente do Sinduscon-CE, André Montenegro de Holanda.

Os ingressos, com valor promocional, podem ser adquiridos por intermédio do site inovaconstruirexperience.com.br. Associados ao Sinduscon-CE, grupos (a partir de dez pessoas) e estudantes universitários têm condições especiais de acesso ao evento. A edição de 2018 conta com o patrocínio máster do Sebrae, Sistema FIEC e Konstroi.

Nas duas primeiras edições, o Inovaconstruir Experience reuniu mais de 1,2 mil participantes de todo o país, todos envolvidos com uma agenda positiva e propositiva em prol de novas soluções para a construção civil. Entre os destaques de 2016, a palestra de Zhang Yue, da Broad Sustainable, com a experiência de um empreendimento com 57 andares construído em 19 dias. Entre os principais cases partilhados em 2017, estava o de Ma YiHe, da WinSun, que trouxe no portfólio a construção de 10 casas em 24 horas com a técnica da impressão 3D.

Prêmio Destaque BIM
Durante o Inovaconstruir Expericence haverá a entrega do Prêmio Destaque BIM. A iniciativa do Sinduscon-CE, por intermédio de seu braço tecnológico, o INOVACON, visa o desenvolvimento da indústria da construção civil cearense e a busca contínua por inovação. A iniciativa abrange o estado do Ceará e se propõe a fomentar a adoção da Modelação da Informação da Construção (BIM), a partir da disseminação de boas práticas e do fomenta ao ensino e à pesquisa na área. As inscrições seguem até o dia 20 de agosto de 2018, em três categorias: Construtora & Contratante, Projetistas e Academia. O edital para participação está disponível no site www.inovaconstruir.com.br.

Programação 2018
Cases Internacionais
Dara Mcquillan / Mike Marcucci | World Trade Center (NY)
Eles apresentam os detalhes do WTC, complexo de torres mais alto dos Estados Unidos, com 104 andares, que teve seu lançamento em vários sites e dezenas de canais de mídia social, além de estratégia de marca, marketing e merchandising de longo prazo; e de programa para documentar o projeto de reconstrução por meio de filmes, documentários de TV, livros, fotografias, arte e mídia interativa. O complexo substitui as Torres Gêmeas e conta com cinco arrana-céus, um memorial e um museu, com investimento de US$ 10 bilhões.

Luca Buzzoni | Torre Allianz | ARUP Itália
O case a ser exposto é o da Torre Allianz, projeto de Arata Isozaki e Andrea Maffei, que foi concluído em 2015, com área total de 81.615,00m², 202 metros de altura e 50 andares. Traz a ideia de um arranha-céu sem limite, uma espécie de torre sem fim, com conceito de um sistema modular que pode ser repetido de forma infinita. Os módulos são compostos por seis pavimentos de escritórios com uma planta de 24m x 61,5m. A fachada do módulo é composta por uma unidade de vidro triplo ligeiramente curvada para fora.

Cases nacionais
Alexandre Frankel | VITACON
Case da construtora e incorporadora que tem a inovação em seu DNA. A proposta da VITACON é reinventar o conceito de moradia, oferecendo imóveis inteligentes, menores, otimizados, com serviços e áreas compartilhados.

Maurício Bianchi | Cidade Matarazzo SP
Maurício, do Grupo Allard, apresenta o case Cidade Matarazzo SP. Abandonado há quase duas décadas, o conjunto de prédios em que funcionava o Hospital Matarazzo, a um quarteirão da Avenida Paulista, está ganhando novas configurações, com um projeto espetacular que contará com um hotel seis estrelas decorado por Philippe Starck, restaurantes, cinemas com tecnologia de ponta, um teatro com capacidade para receber as grandes óperas, local para exposições, escritórios AAA e mais inúmeros projetos paisagísticos inspirados no estilo de vida dos brasileiros.

Carlos Franco | STAMP
Apresentação do sistema de fechamento em painéis arquitetônicos pré-fabricados e sua aplicação, além de cases de sucesso da empresa.

BRASPREFER | Impermeabilização com poliureia
Desenvolvido na década de 1980, a poliuréia ingressou no mercado americano da construção civil entre o fim dos anos 1990 e início dos anos 2000. Aplicada na forma de membrana moldada in loco, suas características físico-químicas e forma de aplicação permitem seu uso em uma extensa gama de aplicações, com cura total em algumas horas, permitindo o uso da área quase que instantaneamente.

FINGERPRINT (SP)
Apresentação do sistema administrativo e financeiro que integra tabela de vendas, contratos, recebíveis e pagamentos.

Yachthouse Residence | CONCREBRAS (PR)
Execução da concretagem da obra mais alta do Brasil, com 81 andares.

POLIPOX (SP)
Case do Piso 3D. Com origem em Dubai, trata-se de um produto luxuoso e inusitado.

Sobre o Sinduscon-CE
O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon-CE) é um dos 40 sindicatos patronais ligados à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). É o segundo maior sindicato da indústria da construção civil do país, possui cerca de 400 associados e 75 anos de atuação. Sua missão é representar legal e politicamente as empresas de construção civil, de forma legítima e ética, incentivando a inovação e o desenvolvimento sustentável. Entre suas inúmeras atribuições está a de potencializar o desenvolvimento do setor, capitaneando seminários, workshops e projetos que agreguem valor aos negócios dos seus associados e à comunidade local.

Serviço:
Inovaconstruir Experience
Data: 04 e 05/10/18
Horário: 13h30 às 20h (quinta) e 9h às 18h30 (sexta)
Local: Teatro do Shopping RioMar Fortaleza.
Inscrições abertas em www.inovaconstruir.com.br
Informações: (85) 3456.4050

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA