Seletiva nacional de mecatrônica para a WorldSkills 2019 iniciou hoje (13)

Foi dada a largada para a seletiva de mecatrônica da WorldSkills 2019. Competidores de oito estados brasileiros iniciaram hoje (13) a resolução dos desafios que levará uma das equipes à maior competição de educação profissional do mundo.  A seletiva segue até sexta-feira (17), no SENAI Parangaba.

“Participar de uma competição como essa muda a vida da pessoa”, afirmou Ademir Bassanesi, responsável pela elaboração das provas. Como medalhista mundial de mecatrônica, o expert avalia que eventos assim abrem portas para carreiras brilhantes. Além de preparado para o mercado, ao retornar de uma experiência como essa, o profissional pode direcionar sua atuação profissional à preparação de outros jovens para a competição. “Temos técnicos brasileiros em diversos países se dedicando a desenvolver as habilidades de alunos para o mundial”, diz.

Entre os alunos que disputam a vaga para Kazan, na Rússia, estão os estudantes do SENAI Ceará Francisco Anderson e Francisco das Chagas, ambos de 20 anos. Depois de passar pelo Grand Prix Escolar, pelos Projetos Integradores e pelo INOVA SENAI, os dois foram classificados para representar o Ceará na etapa nacional. “Cada questão tem diferentes soluções e cada décimo de ponto faz diferença. Dá uma ansiedade nos cinco primeiros minutos de prova, mas estamos preparados”, comenta Francisco das Chagas. A dupla vive uma rotina intensa de treinos desde setembro do ano passado.

Saiba mais

Desde 1983, alunos do SENAI têm a oportunidade de integrar o time brasileiro na WorldSkills. A cada edição da disputa, o Brasil participa com um número mais de competidores e melhora sua classificação no quadro de medalhas. Em 18 participações, o País já acumulou 136 medalhas e três segundos lugares no ranking de ponto, mantendo-se na elite da educação profissional do mundo.

O diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, em discurso de abertura do evento, enfatizou do incentivo aos alunos. “O SENAI foi apontado pela Organização das Nações Unidas como uma das principais instituições educacionais do Hemisfério Sul, em seu relatório anual de 2016. No Ceará, temos investido continuamente para ampliar o destaque brasileiro na WorldSkills”.

Saiba mais

Entre 20 e 24 de agosto, o SENAI Ceará participa da ocupação Manutenção Industrial, em Goiânia, com o competidor Antonio Cristhyan Bezerra Silva. Entre 15 e 20/7, o estudante Washington Rocha da Silva competiu na ocupação Aplicação de Revestimento Cerâmico, no Distrito Federal.

Worldskills 2019
Ao longo de seus 66 anos, a WorldSkills Competition reúne jovens qualificados de todo o mundo, selecionados em olimpíadas de educação profissional de seus países, realizadas em etapas regionais e nacionais. Os ganhadores das provas seletivas irão para a fase de preparação para a WorldSkills, que será realizada em Kazan, na Rússia, em 2019. Participam do torneio internacional os estudantes que conseguirem a nota mínima exigida em cada ocupação.

         

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA