FIEC promove workshop sobre impactos da Reforma Trabalhista

O Conselho Temático de Relações Internacionais e Trabalhistas (Cosin) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) promoveram ontem (9/8) o workshop “O impacto da reforma trabalhista nas negociações coletivas e a prevalência do negociado sobre o legislado – estudos de casos e simulações”, comandado pela advogada e consultora jurídica, com mais de 15 anos de experiência em negociação coletiva, Cely Sousa Soares.

O encontro foi aberto pela presidente do Cosin, Juliana Guimarães, que destacou a necessidade das empresas se debruçarem com mais interesse sobre os pontos existentes na Reforma Trabalhista. Segundo ela, as divergências que ainda estão se dando nesse processo fazem com que as empresas ou gestores que atuam na área trabalhista das empresas reforcem o entendimento do que está proposto pela reforma para que não se abra margens para interpretações diversas. Nesse aspecto, Juliana Guimarães afirmou que é preciso que as questões sejam tratadas de forma efetivamente profissionais e não com base em outros tipos de apelo.

Já a palestrante Cely Sousa ressaltou uma aparente passividade por parte das empresas no que diz respeito a interpretações relacionadas ao que propõe a reforma. Nesse sentido, destacou, algumas empresas estão como que se colocando à margem do que está definido na reforma, o que acaba por facilitar o trabalho das entidades ligadas ao campo laboral.

Sobre o Cosin
O Conselho Temático de Relações Trabalhistas e Sindicais - COSIN atua examinando as tendências do mercado de trabalho, políticas de empregos e salários no país. Além de avaliar relações internacionais do trabalho, acompanhando a legislação, os Projetos de Lei e Decretos, em defesa dos interesses do setor industrial.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA