Presidente do SIMEC participa de evento sobre Construção Coletiva de Futuro

O presidente do Simec, Sampaio Filho, participou no dia 25/7, do painel ComTexto Inova Mundo, iniciativa da plataforma editorial Inova Mundo, idealizada pelo administrador e consultor, Mário Gurjão. O tema do evento foi Construção Coletiva de Futuro. O presidente falou sobre a experiência à frente do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia (Cointec) e do Programa para Desenvolvimento da Indústria, ambos da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Participaram do evento também como palestrantes o engenheiro, professor e coordenador da Plataforma Ceará 2050, Barros Neto; e Cacá Bezerra, que abordou o plano Fortaleza 2040.

Sobre o Cointec, Sampaio contou como foi e continua sendo liderar o conselho, que conta com participantes estratégicos da academia, poder público e empresas. "Os desafios são grandes. Não é fácil deixar de lado a individualidade e construir um futuro coletivo, mas estamos tendo muito sucesso nas discussões e ações", disse. Entre as principais conquistas do conselho estão os editais de inovação, que agora são discutidos e construídos no âmbito do conselho. Bons exemplos são o Tecnova e o Inovafit.

Lançado em 2015, o Programa para Desenvolvimento da Indústria objetiva contribuir com o crescimento de longo prazo, definindo as principais potencialidades do Estado e os respectivos caminhos para o melhor aproveitamento desses diferenciais, por meio de um debate articulado entre setor privado, poder público, academia e entidades de apoio, incentivando o fortalecimento da inovação e sustentabilidade no contexto empresarial. 14 setores foram escolhidos para serem aprofundados e desenvolvidos no horizonte de 2025.

A partir dessa estratégia de desenvolvimento se articulará uma atuação conjunta, fortalecendo as diversas contribuições dos agentes para o aumento da competitividade setorial, o crescimento de setores intensivos em tecnologia e conhecimento, bem como para a reorientação de setores tradicionais, induzindo um ambiente de negócios moderno e dinâmico como diferencial competitivo do Ceará.

ComTexto Inova Mundo

O evento, que tem parceria do HG Office, VC Eventos e Movimento Livro Livre em todas as edições, é mensal e conta sempre com a presença de especialistas nos temas propostos, que trazem falas curtas, de aproximadamente 20 minutos, para interagir, em seguida, com os participantes sobre temas contextualizados nas complexas relações humanas modernas. O objetivo é proporcionar à sociedade cearense, de forma gratuita, discussões de temas emergentes que mobilizam a sociedade; e contribuir para a transformação do mundo em um lugar mais sustentável e colaborativo.

Inova Mundo

Uma plataforma editorial que tem como objetivo criar uma comunidade por meio de produção de conhecimento sobre empreendedorismo inovador sustentável. Para isso, oferta conteúdo original, relevante e de qualidade em linguagem acessível e positiva visando inspirar pessoas, organizações e instituições a construir um mundo melhor para todos.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA