Café com Energia discute atualização da resolução normativa que regula o setor de geração distribuída

Em vertiginoso crescimento no País, o setor de geração distribuída tem mudado a forma como consumidores e distribuidoras de energia elétrica se relacionam. Para regular o segmento, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está aprimorando a Resolução Normativa nº482, criada em 2012 e atualizada, pela última vez, em 2015. O assunto foi debatido na manhã de hoje (27), na 18ª edição do Café com Energia, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

Para garantir uma atualização legítima, uma Consulta Pública está sendo realizada com a participação de entidades de classe e empresas, além de consumidores e distribuidoras.

As discussões seguem até 2019. Entretanto, a primeira etapa da consulta foi finalizada no último dia 17, até quando os interessados em participar puderam responder um questionário de 16 perguntas, disponível no site da Aneel, sobre a cenário atual do setor. Ao todo, 89 respostas foram cadastradas, sendo 8% delas do Ceará.

O coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Joaquim Rolim, apresentou uma compilação do que foi submetido à consulta pelos principais atores do setor, como Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – Absolar e Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), além do próprio Núcleo de Energia FIEC, Sindienergia e Câmara Setorial de Energia Renováveis da Adece. “O setor é muito novo e ainda está em fase de ser incentivado para poder crescer”, destacou.

Café com Energia
O Café com Energia é uma realização All About Eventos, em parceria com a FIEC, através do Núcleo de Energia, e do Sindienergia. Acontece mensalmente e debate temas relevantes para o setor.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA