Programa de Modernização da Cultura do Algodão visita fazenda em Quixeramobim

O Programa de Modernização da Cultura do Algodão, surgido a partir de iniciativa do Sindalgodão e do Conselho Temático de Agronegócios da FIEC (Conag), em parceria com a Embrapa Algodão, promove sexta-feira (27/7), visita ao centro experimental da Usina Carneiro, em Quixeramobim, para acompanhar a colheita de algodão naquela propriedade. A programação será iniciada às 8h30 com a chegada à fazenda. A Usina Carneiro é uma das participantes do programa.

O Programa de Modernização da Cultura do Algodão, reivindicação antiga do setor, ganhou maior dimensão no ano passado quando através da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), foi definida uma agenda com o governador Camilo Santana e toda a cadeia do Agronegócio do Algodão do Ceará. Na ocasião, o governador decidiu incorporar o programa as ações governamentais. Como resultado desse esforço foi criado o acordo de cooperação técnica para execução do Programa de Modernização da Cultura do Algodão, o que gerou investimento de R$ 1,8 milhão na introdução de novas tecnologias nessa cultura. Complementar a essa iniciativa, foi alcançado também, junto à Adece, recursos no valor de R$ 110 mil para que a Embrapa cobrisse os custos de capacitação dos técnicos no manejo de pragas do algodoeiro.

Basicamente, o programa prevê a capacitação de técnicos e produtores em novas tecnologias de produção de algodão herbáceo; capacitação de técnicos e produtores com foco na gestão de propriedade rural; seleção de áreas e produtores para instalação de Unidades Técnicas Demonstrativas (UTD’s); realização de visitas técnicas e encontros com produtores; estímulo a expansão da áreas plantada; introdução de máquinas colheitadeiras de pequeno porte em substituição à colheita manual e criação da Câmara Setorial do Algodão.

O projeto será executado de acordo com as fases estabelecidas: FASE I, II, III, IV e V. Cada fase contempla a quantidade de produtores e necessidade de semente, às áreas de cultivo e os municípios que forem envolvidos do Programa. Para a FASE II, que deverá ser executada em 2019, está prevista a introdução de mais municípios do Sertão Central – Mombaça, Piquet Carneiro, Solonópole, Dep. Irapuan Pinheiro, Choró Limão e Milhã -; Centro Sul – Iguatu, Acopiara e Quixelô -; e Sertão de Canindé – Boa Viagem.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA