Novo presidente do Sindiverde quer tornar sindicato uma referência

O empresário Mark Augusto Lara Pereira tomou posse na última terça-feira (24/7), durante reunião de diretoria da FIEC, na presidência do Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos, Domésticos e Industriais no Estado do Ceará (Sindiverde), para um mandato de quatro anos. Mark Augusto substitui a Marcos Augusto Nogueira de Albuquerque, que esteve à frente da instituição nos dois últimos mandatos.

Ao assumir a gestão, Mark afirmou que pretende ao final dos próximos quatro anos tornar o sindicato um dos mais importantes da FIEC. Para isso, destacou que pretende atuar de forma muito presente junto à diretoria e as casas da Federação para potencializar as possibilidades existentes nesse segmento. Ele afirmou ainda que o setor de reciclagem é um dos mais importantes da economia, por estar intrinsicamente ligado a todos os demais. Mark apontou que esse aspecto, porém, não é quase sempre levado em conta por quem deveria, citando especificamente o poder público.

Já o ex-presidente, Marcos Albuquerque, fez um balanço de suas gestões no sindicato, lembrando que ao assumir pela primeira vez, a instituição tinha seis filiados, e agora encontra-se com 72. Ele, todavia, externou certa preocupação com as dificuldades enfrentadas pelo setor, pois muitas estão ou fechando às portas, ou entrando na informalidade. Marcos Albuquerque apontou com referências em suas gestões, pontos como as sete edições da feira Recicla Nordeste, que segundo ressaltou, vem funcionando como um espaço para a discussão da temática da reciclagem e profundidade.

Albuquerque citou ainda como ações exitosas do Sindiverde, a criação do Selo Verde, que garante redução de até 10 pontos no ICMS dos produtos produzidos a partir de matéria-prima reciclada; o desenvolvimento do projeto de Educação Ambiental nas Escolas, já implantado em alguns municípios do Ceará; e o primeiro anuário brasileiro do setor de reciclagem. A publicação é fruto de uma parceria entre a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Reciclagem de Resíduos Sólidos (CS Reciclagem) e o Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos Domésticos e Industriais do Ceará (Sindiverde), com o apoio do Sistema FIEC, SEBRAE/CE e Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará –SDE.

Sobre o sindicato
O Sindiverde é um dos 40 sindicatos patronais ligados à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), que congrega diversos segmentos produtivos industriais. A FIEC é uma impulsionadora do desenvolvimento social e econômico do Estado, estimulando a competitividade, gerando novos negócios e fortalecendo vínculos institucionais.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA